Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Popó anuncia aposentadoria: veja quantas vezes lutador já declarou fim da carreira

Tetracampeão mundial, de 50 anos, disse que deixa definitivamente os ringues após confusão em luta contra Wanderlei Silva

Mais Esportes|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Acelino "Popó" Freitas anunciou sua aposentadoria definitiva do boxe aos 50 anos, após uma confusão em sua última luta.
  • O lutador, tetracampeão mundial, sentiu vergonha após a briga generalizada contra Wanderlei Silva, que resultou em punições para ambos.
  • Esta é a terceira vez que Popó declara o fim de sua carreira, tendo feito anúncios anteriores em 2006 e 2024.
  • Popó pretende dedicar-se à família e afirmou não ter mais nada a provar após 35 anos no esporte.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Popó na última luta, em 28 de setembro, contra o ex-lutador de MMA Wanderlei Silva Reprodução/Instagram/@popofreitas

Acelino “Popó” Freitas anunciou, nesta segunda-feira (6), sua aposentadoria definitiva do boxe. O tetracampeão mundial, de 50 anos, comunicou a decisão durante uma coletiva de imprensa do Fight Music Show 7, em São Paulo.

O baiano disse que a decisão foi motivada por um sentimento de vergonha após a confusão que marcou sua última luta, em 28 de setembro, contra o ex-lutador de MMA Wanderlei Silva, no Spaten Fight Night 2.

Popó venceu o combate, mas ambos foram punidos com 180 dias de suspensão por causa da briga generalizada que aconteceu logo após o término da luta. Depois da confusão, Popó foi diagnosticado com uma fratura na mão direita e sangramento interno.

“Eu tenho vergonha do que fizeram comigo em cima do ringue como lutador de boxe. Hoje eu paro. Tudo tem começo, meio e fim, e chegou o meu fim”, disse o atleta na coletiva de segunda-feira, emocionado.


Leia mais

Terceira aposentadoria

Esta, no entanto, não é a primeira vez que o atleta baiano anuncia o fim da carreira. Em 2006, aos 30 anos, Popó disse que deixaria o boxe após derrotar o norte-americano Zahir Raheem e reconquistar o cinturão da Organização Mundial de Boxe (OMB). À época, afirmou que seguiria como promotor e em projetos sociais.

Quase 20 anos depois, em 2024, já aos 49 anos, após vencer o argentino Jorge “El Chino” Miranda no Fight Music Show 5, o baiano declarou novamente que aquela seria sua despedida dos ringues, citando o peso da idade e o desejo de não se expor mais.


“A gente queria lutar com um lutador, lutei, troquei, deu para segurar a onda. Fiz 49 anos três semanas atrás, não é mais 29 anos, 19 anos”, disse na época. “Essa aqui foi minha despedida de luta oficial”.

Agora, depois da polêmica luta com Wanderlei Silva, Popó diz que esta é sua aposentadoria definitiva. Durante o pronunciamento, ele declarou que pretende se dedicar à família e que não tem mais nada a provar após 35 anos de carreira.


“Tenho 50 anos, tenho netos, uma vida para curtir. Nunca saí machucado de uma luta, mas dessa vez saí agredido fora dela. Foi vergonhoso para mim e para o boxe”, afirmou.

Antes do anúncio, o evento havia divulgado que Popó enfrentaria o empresário Diego Alemão em 2026, mas a luta foi cancelada após a decisão do pugilista. Ele ainda se recupera da cirurgia realizada na mão fraturada.

Com 42 vitórias em 44 lutas, das quais 34 por nocaute, Popó é considerado um dos maiores nomes da história do boxe brasileiro. Ao longo de mais de três décadas, ele conquistou quatro títulos mundiais em duas categorias - superpena e leve.

Perguntas e Respostas

 

Qual foi o anúncio feito por Acelino "Popó" Freitas?

 

Acelino "Popó" Freitas anunciou sua aposentadoria definitiva do boxe durante uma coletiva de imprensa do Fight Music Show 7, em São Paulo, no dia 6 de novembro.

 

O que motivou a decisão de Popó de se aposentar?

 

Popó afirmou que sua decisão foi motivada por um sentimento de vergonha após a confusão que ocorreu em sua última luta contra Wanderlei Silva, no Spaten Fight Night 2, em 28 de setembro. Apesar de vencer a luta, ambos os lutadores foram punidos com 180 dias de suspensão devido a uma briga generalizada após o combate.

 

Quais foram as consequências da última luta de Popó?

 

Após a luta, Popó foi diagnosticado com uma fratura na mão direita e sangramento interno.

 

O que Popó disse sobre sua carreira durante a coletiva?

 

Emocionado, Popó declarou: "Eu tenho vergonha do que fizeram comigo em cima do ringue como lutador de boxe. Hoje eu paro. Tudo tem começo, meio e fim, e chegou o meu fim."

 

Esta é a primeira vez que Popó anuncia sua aposentadoria?

 

Não, esta é a terceira vez que Popó anuncia o fim de sua carreira. Em 2006, aos 30 anos, ele havia declarado que deixaria o boxe após reconquistar o cinturão da Organização Mundial de Boxe (OMB). Em 2024, aos 49 anos, ele também havia anunciado sua despedida após vencer Jorge "El Chino" Miranda.

 

O que Popó pretende fazer após a aposentadoria?

 

Popó afirmou que pretende se dedicar à família e que não tem mais nada a provar após 35 anos de carreira. Ele mencionou que agora quer aproveitar a vida com seus netos.

 

Qual é o histórico de lutas de Popó?

 

Popó possui um histórico de 42 vitórias em 44 lutas, sendo 34 por nocaute. Ele é considerado um dos maiores nomes da história do boxe brasileiro, tendo conquistado quatro títulos mundiais em duas categorias: superpena e leve.

 

Havia planos para uma nova luta antes do anúncio da aposentadoria?

 

Sim, antes do anúncio, havia planos para que Popó enfrentasse o empresário Diego Alemão em 2026, mas a luta foi cancelada após a decisão de aposentadoria do pugilista. Ele ainda se recupera da cirurgia realizada na mão fraturada.

 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.