Pirelli encharca pista para testar pneus de chuva da F-1 nesta quinta
Mais Esportes|Do R7
Poucas horas após o fim do terceiro dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1, oito caminhões-pipa começaram a encharcar a pista do Circuito da Catalunha entre a noite desta quarta e a manhã desta quinta, no horário da Espanha, para que a Pirelli e as equipes possam testar os pneus de chuva e intermediários no último dia desta primeira bateria de testes da F-1.
O objetivo da Pirelli é começar os testes desta quinta com a pista totalmente encharcada. E, ao longo do dia, permitir a secagem natural da pista, o que deve acontecer no período da tarde. Assim, os times terão a chance de avaliar o comportamento de todos os pneus e até a transição entre um composto de pista seca e um de chuva, em razão das mudanças de condições do asfalto.
"Queremos passar por todas as condições [de asfalto], do extremo molhado ao intermediário, passando pela pista seca, à tarde. Isso será muito útil aos times para avaliar a transição entre os pneus", afirmou Mario Isola, dirigente da Pirelli. "Neste ano, os compostos são bem diferentes. Então, queremos dar a oportunidade às equipes para conhecê-los melhor."
Para esta temporada, a Pirelli apresentou pneus mais largos para acompanhar o tamanho maior dos carros, exigência do novo regulamento técnico. A mudança atinge também os pneus intermediários e os de chuva, que serão testados pela primeira vez pelas equipes da F-1 nesta quinta.
Com a pista encharcada, a F-1 encerrará nesta quinta o primeiro período de testes da pré-temporada. Depois, as equipes voltarão a treinar na pista nos arredores de Barcelona entre os dias 7 e 10 de março. A temporada 2017 começará com a realização do GP da Austrália, em 26 de março.