Olimpíadas de Inverno: conheça única modalidade sem a participação de mulheres
Combinado nórdico premia o atleta mais completo e é uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos
Mais Esportes|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O combinado nórdico é a modalidade que define o atleta mais completo das Olimpíadas de Inverno. Como o próprio nome sugere, o esporte é a combinação de outras duas modalidades tradicionais dos Jogos, o esqui cross-country e o salto de esqui, e define qual atleta consegue esquiar e saltar em alto nível.
Contudo, apesar do prestígio, esse é o único esporte dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina que não conta com a participação de mulheres. A modalidade faz parte do programa olímpico desde 1924, mas nunca teve uma categoria feminina.
Após as Olimpíadas de Pequim em 2022, foi enviado um pedido oficial para que as mulheres fossem incluídas na categoria em 2026, mas a proposta foi recusada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).
Leia Mais
Por que as mulheres não podem disputar o combinado nórdico?
Segundo a instituição, o combinado nórdico passa por uma grande análise por ser o esporte que de longe tem a menor audiência das últimas três edições e que, por isso, eles optaram por manter apenas a categoria masculina para 2026. A possível inclusão de mulheres na modalidade será reavaliada após uma pesquisa detalhada sobre a visibilidade e a popularidade do esporte nesta edição.
“O COI vai continuar a apoiar a Federação Internacional de Esqui para o desenvolvimento e divulgação do Combinado Nórdico. Por outro lado a Federação e a comunidade do Combinado Nórdico também têm a responsabilidade de voltar com um caso mais atraente em termos de universalidade, popularidade e nível de performance, tanto para homens quanto para mulheres, para deixar que o COI faça a decisão para os jogos de 2030 em diante”, disse o COI em pronunciamento oficial.
Para que o combinado nórdico se mantenha no programa olímpico e tenha uma categoria só para mulheres nos Jogos dos Alpes Franceses em 2030, o COI tem algumas exigências.
Entre elas está: o aumento do número de atletas competindo no circuito da Copa do Mundo e em Campeonatos Mundiais, a promoção da universalidade do evento e o crescimento da popularidade do esporte, avaliando o número de transmissões e o interesse do público e da imprensa.
Os principais nomes do combinado nórdico nas Olimpíadas de 2026 são o norueguês Jarl Magnues Riiber, que foi dominante na Copa do Mundo, e o alemão Eric Frenzel.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












