Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

O que se sabe sobre a morte de Daniel Naroditsky, mestre do xadrez que faleceu aos 29 anos

De acordo com a mídia americana, a polícia entende que suicídio ou overdose são as duas principais hipóteses investigativas

Mais Esportes|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O mestre de xadrez Daniel Naroditsky faleceu inesperadamente aos 29 anos em Charlotte, Carolina do Norte.
  • Ele ganhou destaque internacional em 2007 ao vencer o campeonato mundial juvenil sub-12, e se tornou grande mestre de xadrez ainda na adolescência.
  • A polícia investiga as causas da morte, considerando suicídio, overdose, e a possibilidade de homicídio.
  • A comunidade enxadrística expressou indignação contra Vladimir Kramnik, que fez acusações infundadas contra Naroditsky antes de sua morte.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Naroditsky começou a se interessar pelo xadrez aos seis anos Reprodução/ Charlotte Chess Center

O mestre de xadrez americano Daniel Naroditsky, de 29 anos, faleceu na última segunda-feira (20) de “forma inesperada”, segundo o Charlotte Chess Center, clube onde ele atuava como treinador nos Estados Unidos.

“É com grande tristeza que comunicamos o falecimento inesperado de Daniel Naroditsky. Daniel era um talentoso jogador de xadrez, comentarista e educador, além de um membro querido da comunidade enxadrística. Ele também era um filho, irmão e amigo leal para muitos”, afirmou o centro em nota.


Naroditsky começou a se interessar pelo xadrez aos seis anos e chamou atenção internacional em 2007 ao vencer o campeonato mundial juvenil masculino sub-12, na Turquia. Em 2010, aos 14 anos, publicou seu primeiro livro sobre táticas e técnicas do xadrez. Em 2013, venceu o Campeonato Júnior dos EUA, o que o levou a conquistar o título de grande mestre ainda adolescente. Ele se formou na Universidade de Stanford e trabalhou como treinador de xadrez em Charlotte, Carolina do Norte.

Nos últimos meses, Naroditsky vinha sendo alvo de acusações públicas do ex-campeão mundial Vladimir Kramnik, que sugeria, sem provas, que ele teria trapaceado em partidas online. Segundo relatos, a pressão e as suspeitas infundadas teriam deixado Naroditsky recluso.


Leia mais:

De acordo com informações divulgadas pelo jornal norte-americano New York Post, a polícia entende que suicídio ou overdose são as duas principais hipóteses que resultaram no óbito, mas a possibilidade de um homicídio ainda é investigada.

Ainda segundo a reportagem, Daniel foi encontrado inconsciente no sofá de sua residência, em Charlotte, maior cidade da Carolina do Norte, pelo fundador do “Charlotte Chess Center


A FIDE (Federação Internacional de Xadrez) anunciou a abertura de uma investigação para apurar as acusações feitas por Kramnik, que já havia feito alegações semelhantes contra outros jogadores. Mesmo após a morte de Naroditsky, o russo manteve um discurso provocador, sugerindo que interesses financeiros estariam envolvidos.

A comunidade internacional do xadrez reagiu com indignação. Hikaru Nakamura, Magnus Carlsen e Nihal Sarin criticaram duramente Kramnik, e Sarin afirmou que o ex-campeão “tirou uma vida”.


Além de sua trajetória competitiva, Naroditsky se destacou por popularizar o xadrez em plataformas como YouTube e Twitch, onde tinha mais de 800 mil seguidores. Seus vídeos didáticos e transmissões ao vivo ajudaram a formar uma nova geração de enxadristas.

As federações de xadrez americana e internacional, assim como jogadores profissionais, prestaram homenagens a Naroditsky.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.