New York Times se rende a João Fonseca: ‘É muito melhor que sua classificação atual’
Tenista brasileiro foi apontado junto com Gael Monfils como o ‘jogador que ninguém quer encontrar na ATP’
Mais Esportes|Do R7

João Fonseca virou destaque na imprensa internacional no começo da temporada de saibro do circuito mundial de tênis. A editoria de esportes do The York Times descreveu o carioca de 18 anos como uma “estrela pronta para brilhar”.
Após conquistar o ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro deste ano, João Fonseca passou a ser citado como um dos ‘jogadores a serem observados’, segundo o jornal.
O NYT destacou o carioca em uma matéria sobre o início da temporada de saibro na Europa. O Masters 1000 de Monte Carlo, em Mônaco, deu a largada aos torneios desta categoria no último fim de semana. O circuito passa por seis países e termina em Roland Garros, na França.
Leia mais:
“Talvez ele esteja a um ou dois anos de competir por esses grandes títulos em locais históricos, mas qualquer jogador que veja o nome de Fonseca junto do seu em um sorteio vai imediatamente pensar que não está apenas enfrentando uma promessa, mas também um futuro campeão de saibro”, disse.
“Fonseca é o jogador que ninguém quer encontrar na ATP, ao lado do veterano Gael Monfils”, acrescentou.
Muito melhor que o ranking sugere
Fonseca foi apontado como uma jovem promessa, porém em suas partidas já demonstra ser uma realidade. O jornal americano destacou o título conquistado pelo brasileiro em Buenos Aires, que o tornou o quarto tenista mais jovem a vencer um torneio da ATP neste século.
O texto ainda afirma que há um “consenso geral” de que João é muito melhor do que sua atual posição no ranking, onde ocupa a 59ª colocação.
“Fonseca acaba de entrar no top 60, mas há um consenso geral de que ele é muito melhor do que sua classificação atual. Isso o torna um dos ‘flutuadores’ mais perigosos em qualquer sorteio, especialmente em uma quadra que conhece bem”.
O jornal comparou o momento de João Fonseca aos feitos de Rafael Nadal, sugerindo que o brasileiro pode trilhar um caminho semelhante ao do espanhol.
“Vinte anos atrás, um jovem de 19 anos (Rafael Nadal), que cresceu no saibro, apareceu em Roland Garros pela primeira vez e saiu com o título do Aberto da França. Por mais estranho que pareça, Nadal era o favorito naquele ano. Com razão, ele venceu todos os três torneios de aquecimento em Monte Carlo, Madri e Roma”.
Para a publicação, se João Fonseca seguir os passos de Nadal e conseguir triunfar no Masters 1000 de saibro, será favorito em Roland Garros.
“Ninguém está sugerindo que é onde João Fonseca, do Brasil, estará em seis semanas. Ele tem apenas 18 anos e provavelmente não vai varrer o Masters 1000 de saibro. Se o fizer, certamente será o favorito em Roland Garros”.
O retorno de João Fonseca
Fonseca retorna às quadras no Masters 1000 de Madri, que começa em 23 de abril. Ele não está inscrito para o torneio de Monte Carlo, mas deve disputar os ATP 500 de Barcelona e Munique.
O brasileiro também foi confirmado na lista de entrada do Challenger, caso seja eliminado precocemente em Madri, antes da disputa do Masters 1000 de Roma.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp