Lucas Pinheiro Braathen ganha, pela 1ª vez para o Brasil, etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino
Esquiador, que trocou a bandeira da Noruega pela brasileira em 2023, já havia conquistado títulos da competição outras cinco vezes
Mais Esportes|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O esquiador Lucas Pinheiro Braathen entrou para a história, neste domingo (16), ao conquistar, pela primeira vez, uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino com a bandeira brasileira. Braathen, que também tem nacionalidade da Noruega, já havia sido campeão outras cinco vezes, mas este é o primeiro título com as cores verde e amarela.
O atleta foi o mais rápido do slalom masculino em competição na cidade de Levi, extremo norte da Finlândia. Esta foi a primeira prova da temporada 2025/2026 da Copa do Mundo da categoria.
A decisão de Braathen de deixar de disputar provas pela Noruega e competir pelo Brasil ocorreu em 2023. O último triunfo do brasileiro havia sido em janeiro daquele ano, quando ainda competia com as cores norueguesas, em Adelboden (Suíça).
O brasileiro agora coleciona 18 pódios em Copas do Mundo, sendo 12 pela Noruega e 6 pelo Brasil.
“Este título representa quem eu sou, estou tentando fazer do meu jeito, esquiando por mim e por todo um país”, disse Lucas para a transmissão da FIS após a prova. “Quero agradecer ao meu pai, que esteve comigo a vida toda e à minha família. Esta vitória é para o Brasil.”
O francês Clement Noel, campeão Olímpico em Pequim-2022, ficou com a prata. O finlandês Eduard Hallberg completou o pódio ao faturar o bronze em casa.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
