Jogadores de tênis vivem mais do que outros atletas, diz estudo
Combinação de condicionamento físico, interação social e saúde óssea contribui para a longevidade
Mais Esportes|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um estudo publicado na revista Mayo Clinic Proceedings indicou que pessoas que praticam tênis podem ter maior expectativa de vida em comparação com outros atletas e com indivíduos sedentários.
Segundo a pesquisa, quando o assunto é longevidade, o tênis aparece à frente de modalidades como badminton, futebol, ciclismo, natação, corrida, calistenia e outras práticas esportivas.
LEIA MAIS
Embora o estudo tenha sido publicado em 2018, recentemente o The New York Times reuniu especialistas para entender a importância do esporte no envelhecimento. De acordo com o jornal, tenistas podem viver 10 anos a mais do que sedentários.
Para os especialistas, o motivo seria a combinação de condicionamento físico, equilíbrio e saúde óssea. Isso porque o tênis exige esforço físico constante, com mudanças rápidas de direção e alternância entre momentos de intensidade e recuperação.
Além disso, a modalidade estimula o raciocínio e a concentração, já que envolve estratégias e tomadas de decisões rápidas. “Além do esforço físico, o esporte também é exigente cognitivamente e intrinsecamente social, dois fatores cruciais para a longevidade”, disse o cientista esportivo Mark Kovacs em entrevista ao jornal norte-americano.
A interação social do esporte, muitas vezes praticado em dupla, é apontado como um diferencial para a saúde a longo prazo. Além disso, especialistas explicaram que as pessoas que jogam tênis tendem a continuar praticando o esporte por mais tempo.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












