Impedida de competir após desmaio, Anita Álvarez diz 'nem se lembrar do ocorrido'
Americana fica de fora da grande final do mundial por equipes; Fina declarou que 'a saúde e a segurança dos atletas devem estar sempre em primeiro lugar'
Mais Esportes|Do R7
A americana Anita Álvarez, que desmaiou durante a final do mundial de nado artístico solo nesta quarta-feira (22), não foi autorizada pela Fina (Federação Internacional de Natação) a disputar a final da prova por equipes nesta sexta-feira (24).
Em nota, a federação declarou que "a saúde e a segurança dos atletas devem estar sempre em primeiro lugar" e, por isso, seria melhor a atleta não participar da grande final da competição com a equipe dos Estados Unidos.
Mais cedo, a atleta americana declarou "estar dando tudo de si" dentro da piscina e que "não se lembra de mais nada" após o final da prova, quando ela enfim relaxou e desmaiou.
"Nesta rotina eu estava muito bem, tão cansada como sempre, mas gostando. E quando senti que finalmente poderia me permitir relaxar um pouco, foi o momento em que tudo ficou escuro. Não me lembro de mais nada depois disso", disse Anita ao El País.
Confira a nota da Fina (Federação Internacional de Natação)
"Hoje cedo, a Fina convocou uma reunião que incluiu três representantes do Comitê de Medicina Esportiva, o Diretor Executivo, o médico da Equipe dos EUA, o líder da equipe e o Presidente da Natação Artística dos EUA.
A reunião durou uma hora. Após essas discussões, a Fina determinou que Anita Alvarez não deveria competir hoje. A saúde e a segurança dos atletas devem estar sempre em primeiro lugar. Embora a Fina entenda que essa decisão foi decepcionante para o atleta, foi uma decisão tomada com as melhores intenções. Estamos muito felizes que Anita Alvarez já tenha se recuperado e esperamos vê-la na competição em breve".
Multiverso dos Luvas: conheça influencers inspirados em Luva de Pedreiro