Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Holanda passa apertado pela Austrália e fica perto das oitavas

Mais Esportes|Do R7

A Holanda sofreu, mas conseguiu reverter o placar desfavorável nesta quarta-feira e venceu a Austrália por 3 a 2, ficando a um passo das oitavas de final da Copa do Mundo.

Um gol de Memphis Depay aos 23 minutos do segundo tempo -em um chute de longe que contou com a ajuda do goleiro australiano Maty Ryan- deu a vitória à Holanda, que não foi nem a sombra da equipe que arrasou por 5 a 1 a atual campeã mundial Espanha na estreia.

A Holanda está com a vaga praticamente garantida nas oitavas. Um empate mais tarde no Maracanã na partida que fecha o Grupo B entre Portugal e Chile dá um lugar na próxima fase aos holandeses.

Os holandeses lideram o grupo com seis pontos, seguidos pelo Chile com três, enquanto Espanha e Austrália ainda pontuaram.


Os atacantes Arjen Robben, aos vinte minutos de jogo, e Robin Van Persie, aos 13, marcaram os outros dois gols da equipe laranja e ambos alcançaram o alemão Thomas Muller na artilharia do Mundial, com três gols cada.

Tim Cahill, com um golaço de voleio aos 21, e Mile Jedinak, convertendo um polêmico pênalti aos 9 minutos, marcaram os gols australianos, que devem dar adeus ao Brasil em sua quarta Copa do Mundo.


A partida foi disputada no Beira-Rio de Porto Alegre (sul) diante de cerca de 43.000 torcedores.

Na segunda-feira, pela última rodada do Grupo B, a Holanda vai enfrentar o Chile em São Paulo, enquanto a Austrália pega a Espanha em Curitiba. As duas partidas serão disputada às 13h00.


O gol de Depay, que tinha entrado em campo pouco antes no lugar de Indi, nos descontos da primeira etapa, deu tranquilidade à seleção de Louis Van Gaal, constantemente incomodada pela pressão da Austrália.

Depay chutou de longe sem grande perigo, mas o goleiro Ryan falhou feio e a bola passou entre as suas mãos.

Os Socceroos entraram em campo para jogar de igual para igual, pressionando a Holanda na saída de bola e não eliminavam Wesley Sneijder, Robin Van Persie e Arjen Robben.

A seleção australiana conseguia dividir a posse de bola com a Holanda, com destaque para os meias Tommy Oar e Mile Jedinak, que neutralizavam qualquer tentativa de avanço da equipe de Van Gaal.

Mas Robben abriu a conta aos vinte minutos após uma jogada individual, quando o momento era difícil para a Holanda.

Robben, autor de dois gols contra a Espanha, pegou a bola no meio de campo com a defesa australiana aberta, deu uma arrancada de 40 metros pela esquerda do ataque -algo raro já que ele joga mais pelo outro lado- e entrou na área para bater cruzado sem chance para Maty Ryan.

Mas os Socceroos responderam um minuto depois com um golaço do veterano Tim Cahill, de 34 anos, que disputa no Brasil seu terceiro Mundial, depois dos da Alemanha, em 2006, e da África do Sul, em 2010.

O ex-atacante do Everton inglês, hoje no New York Red Bulls (EUA), recebeu um lançamento da direita na entrada da área e acertou um grande chute de primeira, para a surpresa de todos.

A Austrália cresceu e continuou atacando. Mark Bresciano, ex-jogador de Parma e da Lazio, quase virou aos 31 minutos. Ele apareceu sozinho na área de Jasper Cillessen para receber na direita e concluir da marca do pênalti por cima do gol, diante da passividade da defesa holandesa.

A Austrália atacava sem medo. E aos 9 minutos foi recompensada com um pênalti polêmico.

O volante Mike Bozanic, que entrou aos 6 no lugar de Bresciano e tocava na bola pela primeira vez, escapou pela esquerda e cruzou. O holandês Daryl Janmaat tocou involuntariamente com a mão na bola, mas o argelino Haimoudi marcou o pênalti para o desespero dos europeus.

Jedinak cobrou na direita de Cillessen para fazer 2 a 1, aos 9 da segunda etapa.

Mas a Holanda chegou à igualdade quatro minutos depois, aos 13, com Van Persie, que apareceu sozinho na área adversária para receber um passe e fuzilar Maty Ryan.

Com a virada de Depay, graças ao erro do goleiro australiano, a Holanda enfim conseguiu festejar uma inesperada vitória apertada.

ma/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.