Diego Costa é convocado pela Espanha para amistoso contra Itália
Mais Esportes|Do R7
Por Iain Rogers
MADRI, 28 Fev (Reuters) - O técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, convocou o atacante nascido no Brasil Diego Costa para o amistoso da próxima semana contra a Itália, mas deixou Fernando Torres e Juan Mata de fora da lista divulgada nesta quarta-feira.
Del Bosque enfatizou que ainda há tempo para que jogadores não chamados desta vez, incluindo Torres, Mata, David Villa e Fernando Llorente, façam parte do time que disputará a Copa do Mundo do Brasil a partir de junho.
Os 32 times que vão disputar o Mundial precisam enviar à Fifa uma lista preliminar de 30 nomes até 13 de maio, e a convocação definitiva de 23 jogadores, com três goleiros, precisa ser feita até 2 de junho.
"Essa é apenas uma lista e exclusivamente para o jogo contra a Itália na quarta-feira, e não nos compromete com nada", disse Del Bosque em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
"Ainda faltam quase três meses de competição (de clubes) sobrando e nós sabemos que muita coisa pode acontecer daqui até lá", acrescentou o treinador, de 63 anos, que tenta levar a Espanha ao quarto grande título internacional consecutivo.
A equipe conquistou a Eurocopa em 2008 e 2012 e venceu a Copa do Mundo de 2010, e vai tentar se tornar a terceira seleção a conseguir dois títulos mundiais seguidos, após a Itália (1934-1938) e o Brasil (1958-1962).
Os espanhóis, no entanto, perderam para o Brasil na final da Copa das Confederações de 2013, um torneio preparatório para o Mundial.
Del Bosque já havia convocado Costa para dois amistosos em novembro, mas o atacante foi cortado devido a uma lesão. O jogo contra a Itália, uma repetição da final da Euro-2012, pode ser seu primeiro defendendo o país que ele escolheu defender.
Costa estava nos planos do técnico Luiz Felipe Scolari para a seleção brasileira, mas o atacante rejeitou uma convocação para amistosos no fim do ano passado e decidiu representar a Espanha, mesmo tendo jogado alguns minutos pelo Brasil no início de 2013.
O jogador do Atlético de Madri, de 25 anos, marcou 21 gols no Campeonato Espanhol nesta temporada e está apenas um gol atrás de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, na lista de artilheiros. Ele também fez cinco na Liga dos Campeões, ajudando o Atlético a se aproximar das quartas de final.
Del Bosque também convocou nesta sexta-feira o meia do Bayern de Munique Thiago Alcântara, filho do ex-jogador brasileiro Mazinho.
Veja a lista de convocados:
Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Napoli), Victor Valdes (Barcelona)
Defesa: Juanfran (Atlético de Madri), Raul Albiol (Napoli), Sergio Ramos (Real Madrid), Javi Martinez (Bayern de Munique), Jordi Alba (Barcelona), Cesar Azpilicueta (Chelsea)
Meio-campistas: Xavi (Barcelona), Sergio Busquets (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Koke (Atlético de Madri), Andres Iniesta (Barcelona), Santi Cazorla (Arsenal), Cesc Fabregas (Barcelona), Thiago Alcântara (Bayern de Munique), David Silva (Manchester City)
Atacantes: Alvaro Negredo (Manchester City), Jesus Navas (Manchester City), Pedro (Barcelona), Diego Costa (Atlético Madrid)