Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic iniciam batalha por vaga no Mundial
Mais Esportes|Do R7
Por Daniel Alvarenga
LISBOA, 13 Nov (Reuters) - A história da Copa do Mundo de 2014 vai inevitavelmente ser escrita sem um dos melhores jogadores da Europa, já que o português Cristiano Ronaldo e o sueco Zlatan Ibrahimovic vão duelar na repescagem por uma vaga no torneio.
Ronaldo e Ibrahimovic estão em ótima forma às vésperas do confronto de dois jogos, mas apenas uma das equipes vai viajar para o Brasil no próximo ano.
Ambos marcaram três gols no fim de semana: Ronaldo, do Real Madrid, nos 5 x 1 contra a Real Sociedad e o sueco na vitória do Paris St Germain sobre o Nice por 3 x 1.
"Nós estamos falando de duas estrelas de classe mundial, que vivem um excelente momento", disse o meia-atacante de Portugal Silvestre Varela antes da partida de sexta-feira no Estádio da Luz, em Lisboa.
Ronaldo, capitão de Portugal, encabeça a lista de artilheiros do Campeonato Espanhol, com 16 gols, enquanto Ibrahimovic, com oito, está um gol atrás de Radamel Falcao e Edinson Cavani no Francês.
Ronaldo, de 28 anos, e Ibrahimovic, de 32, estão sob pressão para brilhar novamente na sexta-feira e no jogo da volta, na próxima terça-feira, em Estocolmo. O treinador da Suécia, Erik Hamren, aposta suas fichas em seu atleta.
"Eu tenho Zlatan como número um, pois ele é meu jogador", disse Hamren a repórteres.
"Mas Ronaldo é um jogador muito bom. Você pode manter os olhos nele por 85 minutos e então ele marca dois gols do nada."
O mesmo poderia ser dito sobre o capitão de Hamren, Ibrahimovic, que ganhou na segunda-feira sua sétima bola de ouro seguida, prêmio concedido ao melhor jogador da Suécia.
Mas Ibrahimovic alertou de que não se trata de uma disputa entre ele e Cristiano Ronaldo.
"Eu vejo dois jogadores diferentes, dois jogadores que fazem coisas fantasticamente bem e representam seus países da melhor maneira possível", disse o atacante a repórteres nesta quarta-feira.
"Não se deve concentrar-se em apenas dois jogadores -- é Suécia contra Portugal e eu acho que o coletivo é o mais importante."
O treinador de Portugal, Paulo Bento, afirmou que os suecos são adversários difíceis.
"Eles são mais altos do que nós e fortes fisicamente, e não apenas em bolas paradas, mas também através do seu futebol objetivo que alimenta dois jogadores altos e de alta qualidade", disse ele, referindo-se a Ibrahimovic e Johan Elmander.
(Reportagem adicional de Philip O'Connor, em Estocolmo)