Coreia do Norte pretende participar dos Jogos Asiáticos de 2026 no Japão; entenda
País que sediará o evento proíbe entrada de cidadãos norte-coreanos desde 2016, devido a sanções por uso de mísseis balísticos
Mais Esportes|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A agência japonesa Kyodo News informou, nesta quarta-feira (17), que a Coreia do Norte expressou intenção de participar dos Jogos Asiáticos de 2026, no Japão. Segundo a reportagem, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pretende enviar uma delegação com cerca de 270 pessoas para o evento.
O Japão proíbe a entrada de cidadãos norte-coreanos desde 2016. A medida faz parte das sanções contra o país, após disparos de mísseis balísticos de Pyongyang. No entanto, em 2024, os japoneses abriram uma exceção para receber as equipes de futebol da Coreia do Norte para disputar as eliminatórias para as Olimpíadas de Paris.
LEIA MAIS
Esta será a terceira vez que o Japão recebe a competição multiesportiva. A primeira edição realizada no país ocorreu em Tóquio, em 1958, e a segunda, em Hiroshima, em 1994. Os Jogos Asiáticos de 2026 estão programados para Nagoia, entre 18 de setembro e 4 de outubro.
Segundo a agência, a delegação norte-coreana deve incluir cerca de 150 atletas, que disputarão em 17 esportes. A expectativa é de que o governo japonês avalie cuidadosamente a possibilidade de permitir a entrada do grupo.
Na próxima semana, o comitê organizador deve se reunir com os líderes de cada delegação, e a Coreia do Norte deve enviar um de seus cidadãos residentes no Japão para participar do encontro.
Em 2018, na Indonésia, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul marcharam com a mesma bandeira durante a abertura dos Jogos Asiáticos. Os países também competiram como uma equipe unificada em esportes como basquete, canoagem e remo. Já nos anos seguintes, competiram separadamente.
Perguntas e Respostas
Qual é a intenção da Coreia do Norte em relação aos Jogos Asiáticos de 2026?
A Coreia do Norte expressou a intenção de participar dos Jogos Asiáticos de 2026, que ocorrerão no Japão. O líder Kim Jong-un pretende enviar uma delegação com cerca de 270 pessoas para o evento.
Quais são as restrições atuais para a entrada de cidadãos norte-coreanos no Japão?
O Japão proíbe a entrada de cidadãos norte-coreanos desde 2016, como parte das sanções contra o país, após disparos de mísseis balísticos de Pyongyang. Contudo, em 2024, o Japão fez uma exceção para receber as equipes de futebol da Coreia do Norte para as eliminatórias das Olimpíadas de Paris.
Onde e quando serão realizados os Jogos Asiáticos de 2026?
Os Jogos Asiáticos de 2026 estão programados para ocorrer em Nagoia, no Japão, entre 18 de setembro e 4 de outubro.
Quantos atletas a Coreia do Norte deve enviar para os Jogos Asiáticos de 2026?
A delegação norte-coreana deve incluir cerca de 150 atletas, que competirão em 17 esportes.
O que está previsto para a próxima reunião do comitê organizador dos Jogos Asiáticos?
Na próxima semana, o comitê organizador deve se reunir com os líderes de cada delegação, e a Coreia do Norte deve enviar um de seus cidadãos residentes no Japão para participar do encontro.
Como foi a participação da Coreia do Norte em edições anteriores dos Jogos Asiáticos?
Em 2018, na Indonésia, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul marcharam juntas com a mesma bandeira durante a abertura dos Jogos Asiáticos e competiram como uma equipe unificada em esportes como basquete, canoagem e remo. Nos anos seguintes, os países competiram separadamente.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp