Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselho de Ética suspende Wallace por cinco anos, e CBV é desligada do Comitê Olímpico Brasileiro

O jogador tinha suspensão de 90 dias e mesmo assim entrou em quadra pelo Cruzeiro, na final da Superliga de Vôlei Masculino

Mais Esportes|Do R7

Wallace já havia sido suspenso por 90 dias
Wallace já havia sido suspenso por 90 dias Wallace já havia sido suspenso por 90 dias

Nesta terça-feira (2), o Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (CECOB) emitiu uma decisão sobre o caso do jogador de vôlei Wallace Souza, oposto do Cruzeiro.

Em nota, o CECOB declarou que a suspensão do jogador aumentou de 90 dias para cinco anos e que a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) também está suspensa, mas por "somente" seis meses, dos sistemas do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

O COB também suspendeu todo e qualquer repasse financeiro à condeferação, além do auxílio-material, da concessão de espaços físicos, do material humano e do auxílio tecnológico ou de know-how.

Publicidade

O Ministério dos Esportes foi oficiado pelo cômite e comunicado da suspensão de "todo e qualquer vínculo entre a CBV e o COB — e por via de consequência do movimento olímpico, por idêntico prazo, para fins de cancelamento de todo e qualquer financiamento ou ajuda material à Confederação". As decisões foram anunciadas pelo próprio COB, e o comunicado oficial, publicado no site do Comitê.

O Banco do Brasil — o maior patrocinador do vôlei brasileiro — e demais organizações públicas e/ou privadas que financiam a CBV foram comunicadas da suspensão de seis meses da entidade. O intuito do ofício é que essas instituições cancelem todo relacionamento patrimonial ou não patrimonial que possuam com a CBV e que tenham por pressuposto a participação da entidade no sistema olímpico. O TCU (Tribunal de Contas da União) também será comunicado da decisão de suspensão.

Publicidade

Assim como Wallace, Radamés Lattari Filho, presidente em exercício da CBV, também recebeu uma suspensão, porém de "apenas" um ano. Lattari não poderá exercer o cargo na confederação nem quaisquer outro vinculado — direta ou indiretamente — ao Comitê Olímpico do Brasil por idêntico prazo.

Entre outras recomendações, o Conselho de Ética garantiu que o COI (Comitê Olímpico Internacional) será comunicado das decisões e terá explicações detalhadas das motivações e fundamentos do COB. O Comitê Internacional também será informado da suspensão de Wallace e Radamés, para que sejam cumpridas as punições em todo e qualquer evento referente ao voleibol nacional e internacional pelos prazos determinados.

Publicidade

A primeira suspensão

O Cruzeiro venceu o Minas por 3 sets a 0 na final da Superliga no último domingo (30), em São José dos Campos, e conquistou o oitavo título do clube na competição. Com a vitória, a equipe se isolou na lista de maiores campeões e manteve sua dinastia. Nos últimos dez anos, o time faturou sete títulos da liga.

Wallace começou no banco e foi utilizado em momentos pontuais para ajudar a equipe. O oposto do Cruzeiro só pôde jogar após ter conseguido uma liminar que anulou a suspensão sofrida por ele, por ter incitado violência contra o presidente Lula (PT).

A decisão foi sancionada pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (CECOB), que havia punido o atleta por "somente" 90 dias. Wallace não poderia ter participado de nenhuma atividade relacionada ao COB, o que inclui a disputa de competições nacionais.

Garagem de Messi tem modelos raros e que custam até R$ 170 milhões

" gallery_id="644ff033416eb913f3000f39" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/mais-esportes/conselho-de-etica-suspende-wallace-por-cinco-anos-e-cbv-e-desligada-do-comite-olimpico-brasileiro-02052023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.