Conheça Tóquio, a sede dos Jogos Olímpicos de 2020
Mais Esportes|Do R7
Esta é a ficha de Tóquio, a cidade escolhida neste sábado para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2020.
- Tóquio é a capital do Japão e possui 13,23 milhões de habitantes.
- Organizou os Jogos Olímpicos de 1964 e também apresentou candidatura em 1960 e 2016.
- Além de Tóquio-1964, o Japão organizou duas edições dos Jogos de Inverno, em 1972, em Sapporo, em 1998, em Nagano.
- Orçamento estimado: 3,42 bilhões dólares.
- Fatura estimada incluindo a construção das infraestruturas: 8,3 bilhões de dólares.
- Destaques do projeto:
A cidade japonesa, cujo lema olímpico é "Descobrir o Amanhã", propõe Jogos mais compactos, divididos em zona de competição: uma frente ao mar e outra batizada de 'Patrimônio', que recupera algumas das instalações que foram utilizadas em Tóquio-1964. Uma versão da noção de "legado" que tanto agrada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
Tóquio adaptou o projeto que defendeu para a edição de 2016, com algumas melhorias, mas sua ambição olímpica se beneficia atualmente, ao contrário de então, de um notável apoio popular.
A capital japonesa sensibilizou o COI ao explicar suas razões para retomar a disputa olímpica de 2011, assinalando que esta era uma maneira de devolver a esperança às pessoas depois do terremoto e tsunamis que desvastaram o nordeste do país em maio daquele ano.
Por fim, a candidatura japonesa apelou para o fato de que os Jogos "estariam em boas mãos" com Tóquio, afirmando ainda que a prefeitura conta com 4,5 bilhões de dólares em um fundo especial destinado a cobrir as despesas com o evento olímpico.
stp/ol/cl/cn/lg