Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Conheça Jelena Todorovic, a primeira mulher a treinar um time na NBB

Sérvia assumiu o Fortaleza Basquete Cearense recentemente e soma duas vitórias em quatro partidas disputadas

Mais Esportes|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Jelena Todorovic é a primeira mulher a treinar um time na NBB, assumindo o Fortaleza Basquete Cearense.
  • A treinadora sérvia já conquistou duas vitórias em quatro partidas na competição.
  • Ela tem experiência em times como Orlando Magic e seleções europeias, incluindo a Grécia e a Sérvia.
  • Jelena busca integrar técnicas do basquete europeu com a criatividade dos jogadores brasileiros.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A sérvia Jelena Todorovic, recém-chegada ao comando técnico do Fortaleza Basquete Cearense, se tornou a primeira mulher a treinar um time na NBB, a principal liga de basquete masculino no Brasil. Jelena jogou pelo Estrela Vermelha e, já na carreira técnica, trabalhou no Orlando Magic, da NBA, e em seleções europeias, como a masculina da Grécia e a feminina da Sérvia.

A treinadora já soma duas vitórias em quatro jogos pela equipe do Ceará. Em entrevista ao Elas com a Bola, Jelena diz que as críticas que recebeu durante a carreira a motivaram a evoluir. “Cresci ouvindo pessoas dizendo que eu não conseguiria fazer isso. Para mim, quanto mais você cobra, mais quero fazer algo. [...] Não sei se tem algo errado comigo, mas eu adoro receber esses comentários negativos”, revela.


Leia mais

Antes de ser convidada a ocupar o cargo principal da comissão técnica do Fortaleza BC, a sérvia desembarcou na capital cearense pela primeira vez para realizar clínicas de basquete com atletas do Ceará, e se apaixonou pela cidade. “Eu adoro estar aqui. A cultura, as pessoas, a comida, a música, a praia, tudo. Eu amo muito o Brasil e os brasileiros”, elogia.

Jelena trabalhou com o craque Giannis Antetokounmpo na seleção grega Reprodução/Record News

Jelena relata que a adaptação ao país não tem sido difícil, e diz que brasileiros e sérvios são semelhantes. “Somos pessoas muito parecidas, inclusive em termos de caráter. Brasileiros, sérvios, europeus do Sul, balcânicos, então me sinto bem-vinda aqui, está sendo ótimo”, celebra.


A treinadora ainda diz que, durante a passagem pelo basquete brasileiro, ela pretende trazer pontos além dos técnicos e táticos, somando conceitos do basquete da Sérvia e de todo o continente europeu ao estilo brasileiro. “A escola europeia de basquete trabalha duro disciplina, detalhes, leitura do jogo. Aqui no Brasil existem algumas diferenças, os jogadores são muito mais criativos. [...] O que eu estou tentando fazer é misturar essas duas coisas”, projeta.

Assumindo o comando técnico do Fortaleza, Jelena inicia mais um capítulo de realização em sua carreira. “Desde que me lembro, sempre quis ser treinadora, talvez eu tivesse 5, 4 anos. Eu sempre dizia para mim mesma, porque venho de um país do basquete, em todo lugar, ao meu redor, eu vi jogadores realmente ótimos. Eu vi grandeza em todo lugar. E foi dessa forma que comecei, desde muito jovem. Não deixei ninguém me dizer ‘ei, você não consegue, você é uma garota’. Quando eu visualizo algo em minha mente, eu sempre faço acontecer”, explica.


Quanto ao futuro, Jelena prefere não traçar metas tão rígidas e diz aproveitar o momento. “Nada na vida é garantido. Então eu acordo todos os dias extremamente feliz, porque eu posso fazer o que amo. Poucas pessoas têm essa oportunidade na vida”, conclui.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.