Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Colômbia e Grécia abrem o Grupo C e sonham com a segunda fase

Mais Esportes|Do R7

  • Google News

A Colômbia, que não disputa uma Copa do Mundo desde 1998, retorna ao Mundial e estreia no sábado em Belo Horizonte às 13h00, pelo Grupo C, contra a incômoda Grécia, campeã da Europa em 2004 e que espera voltar a surpreender o mundo.

Sem o astro Radamel Falcão, que não se recuperou a tempo da grave lesão no joelho que sofreu em janeiro, a seleção colombiana, dirigida pelo argentino José Pékerman, quer provar que tem condições de chegar longe no torneio, após o segundo lugar nas eliminatórias sul-americanas.


Desde o Mundial da França-1998 a Colômbia não disputava uma Copa e o retorno acontece no Brasil-2014, em um grupo de prognóstico difícil, com as quatro equipes - Costa do Marfim e Japão completam a chave - com chances de avançar às oitavas de final.

"No futebol atual existem poucos mistérios. Se esta comissão técnica trabalha algo é a preparação das partidas. A equipe tem uma visão geral do que é a Grécia e imagino que eles têm uma ideia clara do que é a Colômbia", afirmou o zagueiro Mario Yepes.


Para começar bem, a Colômbia também precisa romper com a série de resultados ruins em estreias de Copa. O país venceu apenas uma delas, contra os Emirados Árabes Unidos (2-0) na Itália-1990.

"Queremos começar bem, somar os três pontos, porque será fundamental para a confiança da equipe. Tudo vai passar pela primeira partida", disse o goleiro David Ospina.


Do outro lado estará uma Grécia que conseguiu uma classificação sofrida para o Mundial, ao derrotar a Romênia na repescagem em novembro.

A motivação dos gregos, mais uma vez, é a recordação do título da Eurocopa-2004, quando a seleção surpreendeu os gigantes europeus e conquistou o torneio em uma final contra Portugal na casa do rival.


Mas desde então, a equipe não conseguiu outro destaque em um grande torneio. O melhor resultado na última década foi a classificação para as quartas de final da Eurocopa-2012.

O técnico português Fernando Santos já anunciou, inclusive, que deixará a seleção após a Copa.

O treinador tentou esconder a escalação nos últimos dias, mas a imprensa grega especula com insistência em um esquema 4-3-3, com Giorgos Samaras, Dimitris Salpingidis e Kostas Mitroglou no ataque.

"É um rival forte e temos que manter a concentração para começar com um bom resultado. Começar bem é importante neste grupo", disse o técnico lusitano.

- Escalações prováveis:

Colômbia: David Ospina - Carlos Zúñiga, Mario Yepes, Cristian Zapata, Pablo Armero - Juan Cuadrado, Carlos Sánchez, Abel Aguilar, James Rodríguez - Teófilo Gutiérrez, Carlos Bacca. DT: José Pékerman (ARG)

Grécia: Orestis Karnezis - Kostas Manolas, Sokratis Papastathopoulos, Vasileios Torosidis, José Holebas - Giannis Maniatis, Panagiotis Kone, Kostas Katsouranis - Giorgos Samaras, Dimitris Salpingidis, Kostas Mitroglou. DT: Fernando Santos (POR)

Árbitro: Mark Geiger (EUA)

dr/fp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.