Bottas segura Vettel e vence GP da Áustria
Mais Esportes|Do R7
Por Alan Baldwin
SPIELBERG, Áustria (Reuters) - Valtteri Bottas venceu o Grande Prêmio da Áustria com a Mercedes neste domingo, com Sebastian Vettel apenas 0,6 segundo atrás e aumentando sua vantagem na liderança em relação a Lewis Hamilton para 20 pontos após nove corridas.
Hamilton, companheiro de equipe de Bottas, largou em oitavo lugar após uma punição por ter trocado a caixa de câmbio e terminou em quarto.
Agora, Vettel tem 171 pontos contra 151 de Hamilton. Bottas é o terceiro no mundial de pilotos com 136.
"Eu tive um déjà-vu do final da Rússia", disse Bottas, em referência à sua primeira vitória na Fórmula 1, em Sochi, em abril, quando Vettel outra vez quase o ultrapassou nas últimas voltas e também cruzou a linha de chegada apenas 0,6 segundo atrás.
"No começo eu consegui controlar a corrida, mas foi mais difícil no fim", completou.
O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, ficou em terceiro, em um circuito que é propriedade da empresa de energéticos. Foi seu quinto pódio consecutivo, com Hamilton pressionando até a bandeira quadriculada.
A vitória depois de largar da pole position foi a segunda da temporada e da carreira de Bottas, que chegou à Mercedes em janeiro para substituir o aposentado campeão mundial de 2016, Nico Rosberg.
Além das voltas finais, com Vettel próximo à Mercedes em um final nervoso e Bottas olhando ansiosamente pelo retrovisor enquanto batalhava com pneus desgastados, o maior susto do finlandês foi no começo da prova.
Bottas reagiu com muita precisão, largando tão rápido que Vettel imediatamente questionou se a Mercedes havia queimado a largada. Os fiscais investigaram e não tomaram medidas.
"Acho que foi a largada da minha vida", disse Bottas.
"Eu estava certo que ele havia queimado", afirmou Vettel, que acredita que teria vencido com mais uma volta.
"Como você se sentiria se ficasse a meio segundo do vencedor? Foi muito próximo".
Enquanto Bottas liderava o caminho, pedaços de carroceria voavam atrás dele em uma batida de três carros que produziu lamentos em alguns dos 10.000 torcedores holandeses no circuito que viram o companheiro de Ricciardo, o adolescente Max Verstappen, abandonar a corrida.
Foi o quinto abandono do holandês de 19 anos na temporada.
Kimi Raikkonen, da Ferrari, terminou em quinto lugar, com o francês Romain Grosjean em sexto com a Haas, e os pilotos da Force India, Sergio Pérez e Esteban Ocon, na sequência.
A Williams, com a dupla Felipe Massa e Lance Stroll, completou a zona de pontuação, após largarem em 17º e 18º.
Fernando Alonso, da McLaren, assim como Verstappen, abandonou a prova sem completar uma volta, após ter sido acertado por trás pela Toro Rosso de Daniel Kvyat e empurrado o piloto holandês. Kvyat recebeu uma passagem pelos boxes de punição.












