Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Queda de 9 metros de escalador levanta debate a respeito de segurança em ginásios

Um homem de 33 anos ficou ferido após queda de 9 metros em um ginásio de escalada em Madri, capital

Blog de Escalada

Blog de Escalada|Do R7

Um homem de 33 anos ficou ferido após queda de 9 metros em um ginásio de escalada em Madri, capital da Espanha. O escalador foi atendido em um hospital e foi diagnosticado com fratura em ambos os pés. A informação foi dada pelo site de notícias Miracorredor.tv, e confirmado pela Revista Blog de Escalada. O acidente aconteceu na academia Indoorwall Leganés, que logo publicou um comunicado afirmando que o acidente ocorreu por ter o escalador não ter ancorado o segurador. No solo há um colchonete com 30 cm de espessura que serve para amortecer uma eventual queda.

O ginásio é atualmente o maior da Espanha, com paredes desenhadas pela empresa Walltopia e vias e módulos dos mais modernos do país.

O acidente acabou levantando a discussão a respeito das seguranças em academias de escalada na Espanha e em todo o mundo. A preocupação tem uma justificativa: a crescente popularidade com a modalidade após tornar-se esporte olímpico. Desde que o anúncio do COI sobre a escalada esportiva foi realizado, o volume de curiosos e praticantes nas academias aumentou significativamente. Com o objetivo de alavancar o negócio, academias realizam promoções como Gympass e similares.

Porém, este aumento de volume também trouxe muitas pessoas despreparadas e inexperientes para praticar a modalidade. Alguns estabelecimentos fizeram reciclagem de instrutores para que um melhor monitoramento do público fosse feito. Mesmo assim é visível que muitos praticantes possuem explícita negligência com a própria segurança. Nos estabelecimentos, por exemplo, não há ainda a cultura extensiva de quadro e posters com instruções aos escaladores.


Blog de Escalada
Blog de Escalada

Alguns empresários, já prevendo um perigo em escalada com cordas, vêm investindo mais em ginásios dedicados exclusivamente em boulder. Com paredes mais baixas, sem o uso de manuseio de qualquer equipamento, o número de procedimentos de segurança muda sensivelmente.

Procurando evitar discutir o problema sobre segurança de frequentadores de academias de escalada, sobretudo no Brasil, academias de escalada ainda se omitem de publicar sobre acidentes em seus estabelecimentos. O estabelecimento espanhol, quando perguntado sobre a responsabilidade, deixou explícito que “é imprescindível que o escalador assuma a responsabilidade de seguir as normas básicas de escalada, que são: escalar sempre com segurança, comprovar conhecimento das normas e fazer a checagem do parceiro”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.