Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

WTA abre investigação contra dois grandes treinadores

Técnico do alto escalão estariam em relacionamentos abusivos com atletas

Lance|

Lance
Lance Lance

Dois treinadores de alto nível estão sendo investigados pela WTA por se envolverem em relacionamentos não profissionais e potencialmente abusivos com seus jogadores, segundo o jornal britânico The Telegraph.

Relacionamentos entre jogadoras e treinadores são assustadoramente comuns no circuito feminino, levando um técnico de alto nível a sugerir que a situação “desprofissionaliza e deslegitimiza” todo o esporte. Mas a liderança da WTA – estimulada por recentes revelações da campeã dos anos 1980 Pam Shriver pelo jornal – está pelo menos mostrando sinais de resolver esse problema de longa data.

Um novo cargo – “diretor de salvaguarda” – foi anunciado pela WTA. Nos bastidores, entretanto, alguns treinadores notaram uma atitude mais aberta e interessada da liderança do circuito em relação a relatos de comportamento preocupante.

Ainda há críticos, no entanto, que acreditam que a falta de uma linha direta anônima para essas denúncias é um sinal de uma falta de compromisso mais profunda.

Publicidade

Dois treinadores importantes conversaram com o jornal sobre a necessidade de ação em um mundo onde outros esportes fazem mais para policiar essas fronteiras. "Nunca vi tantos namorados que também são treinadores de tênis feminino como agora", disse Vladimir Platenik, um experiente técnico eslovaco que trabalhou com a semifinalista do Aberto da França, Daria Kasatkina, entre muitos outros nomes conhecidos.

“Houve casos antes, mas agora é um pouco demais para o meu gosto. O problema é que aqui estão alguns treinadores, eles estão dando em cima de todas as jogadoras que treinam. É algo muito estranho, porque na verdade o prêmio em dinheiro subiu, as meninas ganham dinheiro suficiente para pagar os bons treinadores. Mas é como uma tendência.”

Publicidade

O ponto foi repetido por Marc Lucero, que está em Wimbledon esta semana com seu último cliente Steve Johnson, mas também trabalhou com várias mulheres americanas de sucesso, incluindo Shelby Rogers e Alison Riske.

“Quando isso acontece, desprofissionaliza e deslegitimiza todo o nosso esporte”, disse Lucero. “Existem claramente alguns maus atores que abusam da dinâmica de poder entre eles e os jogadores, seja minando-os mentalmente ou entrando em relacionamentos que ultrapassam os limites aceitáveis.

Publicidade

“É algo que está sempre lá, e apenas cria um ambiente que não é ótimo para ninguém – embora obviamente preste um desserviço ao jogador. Os jogadores são invariavelmente mais jovens: alguns deles estão na adolescência e ainda amadurecendo. Começa de um lugar onde a dinâmica do poder é muito desequilibrada. Isso pode criar um impacto psicológico e emocional e um trauma que é sentido por anos”.

Um terceiro treinador, que trabalha com um campeão de Grand Slam, disse ao Telegraph Sport anonimamente que “é claro que esse comportamento é absolutamente errado e esses treinadores deveriam ser banidos do circuito”.

A expulsão de treinadores pode ser tecnicamente desafiadora em um esporte individual que envolve contratados independentes, em vez das estruturas mais de cima para baixo que vemos nos esportes coletivos. Mas houve exemplos de treinadores que tiveram suas credenciais canceladas no passado.

Uma solução alternativa pode ser a criação de um novo sistema de licenciamento para todos os membros da equipe – porque não são apenas os treinadores que costumam cruzar a fronteira para relacionamentos pessoais com seus jogadores, mas às vezes também treinadores físicos ou outros funcionários de apoio.

Questionado se a WTA está investigando o comportamento de algum treinador específico no momento, um porta-voz respondeu: “No caso de qualquer investigação ter ou estar ocorrendo, não teríamos a liberdade de comentar. A segurança do jogador é de extrema importância para a WTA e nosso compromisso com isso permanece resoluto”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.