World Surf League anuncia o calendário do Championship Tour de 2023
Datas de cada etapa estão definidas; estrutura é mantida
Lance|Do R7

A World Surf League (WSL) divulgou o calendário do Championship Tour (CT) 2023. Será o segundo ano com a nova estrutura, que tem dez etapas, todas com as categorias masculina e feminina, o corte na elite no meio da temporada e a WSL Finals para decidir os títulos mundiais.
A etapa brasileira, em Saquarema, está marcada para os dias 23 de junho a 1º de julho na Praia de Itaúna. O CT 2023 também será o principal caminho de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL, destacou as mudanças da organização em prol da igualdade de gênero.
– Foi incrível ver as mulheres voltarem a competir no Taiti depois de 16 anos e, em 2023, todas as etapas serão combinadas com as categorias masculina e feminina novamente e com igualdade na premiação para homens e mulheres – ele disse.
+ Brasileiro é indicado ao Golden Boy: veja os candidatos ao prêmio
A temporada regular do WSL Championship Tour 2023 terá dez etapas disputadas em sete países, começando em janeiro no Pro Pipeline, no Havaí. Novamente, o corte na elite no meio da temporada irá acontecer em Margaret River, na Austrália. O primeiro evento após esta quinta etapa
marcará o retorno do Surf Ranch, a melhor onda de alto desempenho do mundo construída a 160 km do oceano, em Lemoore, no interior da Califórnia.
+ Medina parabeniza Filipe Toledo, mas critica novo formato da WSL: 'Nada a ver'
Depois de Surf Ranch Pro, vem as duas etapas na América Latina, o Surf City El Salvador Pro, nos dias 9 a 18 de junho, e o Rio Pro em Saquarema, de 23 de junho a 1º de julho, na Praia de Itaúna. O caminho prossegue o mesmo de 2022, com as etapas da África do Sul e do Taiti definindo os top-5 e as top-5 do ranking. Esse grupo vai disputar os títulos mundiais da temporada na WSL Finals que, pelo terceiro ano consecutivo, será realizado nas ondas de Lower Trestles, na Califórnia.
CALENDÁRIO DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR 2023:
1ª: Jan 29-10 Fev: Pro Pipeline, em Banzai Pipeline, Havaí
2ª: Fev 12-23: Pro Sunset Beach, em Sunset Beach, Havaí
3ª: Mar 08-16: Portugal Pro, em Supertubos, Portugal
4ª: Abr 04-14: Pro Bells Beach, em Bells Beach, Austrália
5ª: Abr 20-30: Margaret River Pro, em Margaret River, Austrália
--------corte na elite de 36 para 24 homens e 18 para 12 mulheres
6ª: Mai 27-28: Surf Ranch Pro, em Lemoore, Califórnia, EUA
7ª: Jun 09-18: Surf City El Salvador Pro, El Salvador
8ª: Jun 23-01 Jul: Rio Pro, em Saquarema, Brasil
9ª : Jul 13-22: Open J-Bay, em Jeffreys Bay, África do Sul
10ª: Ago 11-20: Tahiti Pro, em Teahupo´o, Polinésia Francesa
--------definição dos top-5 e das top-5 para disputar os títulos mundiais
Set 07-15: WSL Finals, em Lower Trestles, Califórnia, EUA
O WSL Championship Tour 2023 será o principal caminho no sistema de qualificação olímpica para os melhores surfistas do mundo. O ranking final das dez etapas da temporada regular, começando no Pro Pipeline e terminando no Tahiti Pro, vai indicar 18 das 48 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (10 homens e 8 mulheres).
+ Gabriel Medina é flagrado aos beijos em boate gaúcha
Com a temporada 2022 do CT encerrada, com Filipe Toledo e Stephanie Gilmore conquistando os títulos mundiais na WSL Finals, em Trestles, as atenções agora se voltam para o Challenger Series, que vai classificar os últimos integrantes para a elite do CT 2023.