Viúva de Cláudio Kano é homenageada pela CBTM
Mónica Liyau é peruana e trouxe atletas de seu projeto social para um período de treinamentos no Brasil
Lance|Do R7
Mónica Liyau, viúva de um dos maiores mesa-tenistas da história do esporte brasileiro, Cláudio Kano, foi homenageada nesta quinta-feira pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Peruana, ela é responsável pelo projeto social Impactando Vidas, onde ajuda crianças carentes em Lima através do tênis de mesa. O evento aconteceu de manhã, quando o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, ministrou palestra e entregou certificados às crianças do projeto, que estão em período de treinamento no Brasil.
O projeto Impactando Vidas foi criado por Mónica com o objetivo de oferecer uma oportunidade de crescimento para crianças de todos os cantos do Peru. A viúva de Kano, ganhador de 12 medalhas pan-americanas e com duas participações em olimpíadas, também foi atleta: é considerada a melhor mesa-tenista peruana em todos os tempos, com dezenas de conquistas e uma participação em Jogos Olímpicos (1988). Em 2016, decidiu tirar do papel a iniciativa:
- Estou surpreso e maravilhado com este projeto. Certamente é um dos mais ambiciosos envolvendo o tênis de mesa no mundo. Queria deixar uma mensagem a todas estas crianças. O esporte forma alguns campeões e medalhistas mundiais, outros tantos locais, mas todos são vencedores na vida - comemorou Alaor Azevedo, valorizando o projeto.
A iniciativa abrange os colégios de várias cidades no Peru com o objetivo principal de captar novos talentos.
- Construímos mesas de cimento, fornecemos raquetes e bolinhas, além de um treinador para monitorar os alunos. Ao fim do ano temos um torneio em cada cidade e, assim, vamos mapeando os atletas - explicou Juan Pablo Koo, técnico do Impactando Vidas.
Assistindo a palestra sobre o crescimento do atual número 6 do mundo, Mónica ressaltou a importância da atitude de Calderano para as crianças de seu projeto:
- Percebam o sorriso, a linguagem corporal, a postura de Calderano. É uma postura de vencedor. É preciso levantar a cabeça, olhar para frente para chegar ao sucesso.
A tendência é o crescimento:
- Os planos são muitos, mas ainda é o segundo ano do projeto. Em algumas cidades, é o primeiro. Estamos criando centros de captação para novos talentos e a ideia é aumentar as horas de treinamentos gratuitos para os atletas - continuou.
Ao menos a captação do projeto já está surtindo efeito. Adonai Gonzales, de nove anos, já é vista como promessa peruana para o esporte:
- Ela é como um diamante. A ideia é que ela passe um período de treinamentos na China, para reforçar sua qualidade e seu talento. Tem muito potencial - projetou Juan Pablo.
Fruto do Impactando Vidas, Adonai já sabe em quem se espelhar:
- Tive aulas de ping pong no colégio e daí veio meu interesse pelo tênis de mesa. Pretendo ser uma campeã como Mónica - afirmou a peruana.