Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vini Jr se indigna com racismo sofrido por jogador de basquete ex-Flamengo: 'Seguiremos na luta'

Armador Yago Mateus, da Seleção Brasileira, foi ofendido durante partida disputada na Espanha

Lance|

Lance
Lance Lance

Vinícius Jr se indignou com o episódio de racismo ocorrido com Yago Mateus, jogador de basquete com passagem marcante pelo Flamengo, e fez uma postagem sobre o caso nas redes sociais. Durante jogo da Eurocopa, o armador da Seleção Brasileira foi chamado de "mono" (macaco em português) por uma torcedora espanhola.

- Comecem a punir essas pessoas ou voltaremos como era antes. Mas enquanto não fazem nada, seguiremos na luta pelo nosso. Força, meu mano! - publicou o atacante do Real Madrid.

+ Sem enfrentar o Flamengo no Mundial, Real Madrid é alvo de memes: “Covardes”

Atualmente, Yago Mateus defende o Ratiopharm Ulm, equipe alemã. O caso de racismo aconteceu durante viagem à cidade de Badalona, na Espanha, onde o time enfrentou o Club Joventut Badalona, segundo colocado do Grupo A da Eurocopa. Enquanto uma torcedora ofendia o brasileiro, outros torcedores espanhóis davam risada e compactuavam com o ato racista.

Publicidade

Vini Jr sabe bem como é passar por situações como essa. O brasileiro já sofreu ofensas racistas em diferentes estádios do futebol espanhol. Antes de clássico pela Copa do Rei no final de janeiro, torcedores do Atlético de Madrid expuseram nas ruas da capital espanhola um boneco do atacante sendo "enforcado". O caso está sendo investigado pela polícia local.

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) emitiu uma nota repudiando o episódio de racismo contra Yago. A entidade pediu que as autoridades espanholas atuem com rigor para que o crime não passe impune.

Publicidade

Confira o comunicado da CBB na íntegra:

"A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos, do Ratiopharm Ulm e da Seleção Brasileira, durante a partida da equipe alemã e o Badalona, na Espanha, pela EuroCup, nesta última terça-feira.

Publicidade

O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo.

De antemão, a Confederação Brasileira de Basketball, através do seu presidente, Guy Peixoto Jr, irá protocolar junto à EuroCup um pedido de investigação do caso para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e punidos na esfera esportiva e civil, de acordo com as leis espanholas.

- Não podemos aceitar que crimes como esse sigam acontecendo no esporte de forma impune. A Confederação Brasileira de Basketball fará o que for possível dentro da sua alçada para que outros atletas não passem por isso, e que os criminosos sejam punidos com o rigor da lei - disse o presidente Guy Peixoto jr.

A Seleção Brasileira é a sua casa, o basquete brasileiro te ama e você conta conosco sempre!"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.