Lance Vini Jr no time ideal, prêmio Marta, Messi sumido e Ederson melhor goleiro; Os destaques do Fifa The Best 2023

Vini Jr no time ideal, prêmio Marta, Messi sumido e Ederson melhor goleiro; Os destaques do Fifa The Best 2023

Brasileira Marta foi homenageada na cerimônia

Lance
Lance

Lance

Lance

O prêmio Fifa The Best 2023 aconteceu nesta segunda-feira (15), em Londres, na Inglaterra. O evento é uma cerimônia de premiação dos melhores jogadores de 2023, levando em consideração o período de 19 de dezembro de 2022 (após a Copa do Mundo) a 20 de agosto de 2023. Confira os destaques do evento:

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

VENCEDORES DOS PRÊMIOS:

GUARDIOLA PELA PRIMEIRA VEZ

O evento começou premiando o melhor treinador do mundo em 2023. O vencedor foi Pep Guardiola, campeão da Champions League com o Manchester City. O treinador venceu o troféu pela primeira vez. Disputaram com o espanhol, Simone Inzaghi e Luciano Spalletti.

O prêmio de melhor treinadora no futebol feminino foi para Sarina Wiegman, da seleção da Inglaterra. Disputaram com ela Jonatan Giráldez, do Barcelona e Emma Hayes, que comanda o Chelsea.

EDERSON É O MELHOR GOLEIRO DO MUNDO

E um dos orgulhos brasileiros do evento foi a escolha de melhor goleiro do mundo em 2023. Apesar de não estar no time ideal, Ederson foi o vencedor do prêmio da Fifa. O brasileiro venceu a Champions League com o Manchester City e foi um dos melhores em campo na finalíssima. Também disputaram, Courtois e Bono.

A melhor goleira do mundo em 2023 foi a mesma que ficou na seleção da temporada, o time ideal femino, que é esolhida por jogadoras. A vencedora foi a inglesa Mary Earps. Disputaram o prêmio Mackenzie Arnold e Catalina Coll.

BRASIL CONTRA O RACISMO

Mais uma alegria para o Brasil foi o reconhecimento em forma de prêmio para a ação contra o racismo feita pela Seleção Brasileira em amistoso contra Guiné. O futebol brasileiro recebeu o prêmio fair play. O troféu foi recebido por figuras ilustres da história do futebol no Brasil.

O momento seguinte foi de homenagem para alguns ídolos do esporte que faleceram desde a última edição. Zagallo, Beckebauer e Bobby Charlton foram homenageados.

PRÊMIO PUSKAS É DO BRASIL!

Mais um grande destaque brasileiro da cerimônia foi Guilherme Madruga. O jogador do Cuiabá venceu o Prêmio Puskas, já conquistado por diversos craques. O gol que credenciou o brasileiro para isso foi marcado que ele ainda defendia o Botafogo-SP.

AITANA BONMATÍ DOMINANDO O FUTEBOL FEMININO

Com apenas 25 anos, a craque espanhola completa uma coleção invejável de prêmios individuais. Aitana Bonmatí foi escolhida a melhor jogadora do mundo pelo Fifa The Best, depois de já ter vencido a Bola de Ouro da "France Football" e os prêmios de melhor jogadora da Copa do Mundo e da Champions League. A craque superou Jenni Hermoso e Linda Caicedo.

No momento mais aguardado do evento, os indicados decepcionaram. Nenhum dos três indicados, Messi, Mbappé e Haaland, apareceu para o evento. O vencedor do prêmio foi Lionel Messi.

PRÊMIO MARTA

Outra grande homenagem foi para a rainha Marta. A brasileira nomeará, a partir do Fifa The Best de 2024, o prêmio de gol mais bonito do futebol feminino.

- É sempre difícil subir neste palco e não se emocionar. Eu tive a felicidade de, algumas vezes, receber o prêmio de melhor jogadora. Acho que é muito mais fácil falar se baseando do que fez o ano inteiro e agradecer as companheiras, staff, família. Mas isso aqui é muito mais especial. Difícil até de encontrar palavras. Mas eu quero que, assim como estou enxergando nesta homenagem, quero que todas as mulheres possam também enxergar um futuro promissor. Onde não seja direcionado somente ao futebol, mas a qualquer atividade - disse Marta.

- Porque o que a gente busca diariamente, através daquilo que Deus nos destinou a fazer, é buscar fazer com que o mundo seja melhor para todos. Sem distinção. É buscar igualdade, respeito. Deixo aqui esta mensagem para todos aqueles e aquelas que tem o poder de transmitir essa mensagem através do que você faz. Vai agradecer a um Ronaldo, a um Zagallo, a um Pelé. Vai agradecer a uma Jenni, que tive o prazer de jogar com ela em 2013. Quero agradecer à Fifa e a toda a comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida e ainda em atividade. Isso é, sem dúvida, uma grande motivação para que continuemos evoluindo. E, quem sabe, não jogar mais uma Olimpíada. E depois terei a resposta se continuo ou não. Obrigada - completou.

Na divulgação dos times ideais do Fifa The Best 2023, o representante do Brasil foi o atacante Vinícius Junior. Ederson, apesar de ter vencido o prêmio individual, ficou de fora da seleção.

TIME IDEAL MASCULINO:

Courtois Kyle Walker Rúben Dias Stones Bernardo Silva De Bruyne Bellingham Messi Haaland Mbappé Vinícius Junior

A votação para esse prêmio é feita entre jogadores de futebol.

TIME IDEAL FEMININO:

Earps Carmona Lucy Bronze Greenwood Keira Walsh Alessia Russo Lauren James Ella Toone Aitana Bonmatí Alex Morgan Sam Kerr

A votação para esse prêmio é feita entre jogadores de futebol.

Últimas