Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vez de Argentina x França! Lembre as finais de Copa do Mundo entre sul-americanos e europeus

Lance|

Argentina e França escreverão, no próximo domingo, um novo capítulo na quase centenária história das Copas do Mundo. Representando as duas principais escolas de futebol do mundo, a sul-americana e a europeia, as duas finalistas revivem um duelo entre continentes que não acontecia desde o Mundial de 2014. Considerando ainda os últimos 20 anos, esta é apenas a segunda vez que um sul-americano chega à final da Copa. Mas nem sempre houve tamanho desequilíbrio. Relembre as finais de Copa entre sul-americanos e europeus!
Argentina e França escreverão, no próximo domingo, um novo capítulo na quase centenária história das Copas do Mundo. Representando as duas principais escolas de futebol do mundo, a sul-americana e a europeia, as duas finalistas revivem um duelo entre c... Argentina e França escreverão, no próximo domingo, um novo capítulo na quase centenária história das Copas do Mundo. Representando as duas principais escolas de futebol do mundo, a sul-americana e a europeia, as duas finalistas revivem um duelo entre continentes que não acontecia desde o Mundial de 2014. Considerando ainda os últimos 20 anos, esta é apenas a segunda vez que um sul-americano chega à final da Copa. Mas nem sempre houve tamanho desequilíbrio. Relembre as finais de Copa entre sul-americanos e europeus!
Copa da Suécia, 1958 - Brasil 5x2 Suécia
Copa da Suécia, 1958 - Brasil 5x2 Suécia Copa da Suécia, 1958 - Brasil 5x2 Suécia
O primeiro duelo entre sul-americanos e europeus também marcou o início da história vencedora do Brasil em mundiais, com a conquista do seu primeiro título. Os suecos chegaram à decisão como donos da casa, mas não foram páreo para a Seleção Brasileira.
O primeiro duelo entre sul-americanos e europeus também marcou o início da história vencedora do Brasil em mundiais, com a conquista do seu primeiro título. Os suecos chegaram à decisão como donos da casa, mas não foram páreo para a Seleção Brasileira. O primeiro duelo entre sul-americanos e europeus também marcou o início da história vencedora do Brasil em mundiais, com a conquista do seu primeiro título. Os suecos chegaram à decisão como donos da casa, mas não foram páreo para a Seleção Brasileira.
Copa do Chile, 1962 - Brasil 3x1 Tchecoslováquia
Copa do Chile, 1962 - Brasil 3x1 Tchecoslováquia Copa do Chile, 1962 - Brasil 3x1 Tchecoslováquia
O segundo Mundial do Brasil veio em nova final contra europeus, dessa vez a Tchecoslováquia. A seleção contava com vários remanescentes do título de 58 e teve Garrincha como principal protagonista do torneio, graças à lesão de Pelé.
O segundo Mundial do Brasil veio em nova final contra europeus, dessa vez a Tchecoslováquia. A seleção contava com vários remanescentes do título de 58 e teve Garrincha como principal protagonista do torneio, graças à lesão de Pelé. O segundo Mundial do Brasil veio em nova final contra europeus, dessa vez a Tchecoslováquia. A seleção contava com vários remanescentes do título de 58 e teve Garrincha como principal protagonista do torneio, graças à lesão de Pelé.
Copa do México, 1970 - Brasil 4x1 Itália
Copa do México, 1970 - Brasil 4x1 Itália Copa do México, 1970 - Brasil 4x1 Itália
Novamente, uma final envolvendo continentes diferentes teve a Seleção Brasileira na disputa. O jogo valia o primeiro tricampeonato mundial, e o esquadrão de Zagallo goleou a Itália por 4 a 1: gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e uma obra de arte de Carlos Alberto Torres para fechar o placar.
Novamente, uma final envolvendo continentes diferentes teve a Seleção Brasileira na disputa. O jogo valia o primeiro tricampeonato mundial, e o esquadrão de Zagallo goleou a Itália por 4 a 1: gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e uma obra de arte de Carlos... Novamente, uma final envolvendo continentes diferentes teve a Seleção Brasileira na disputa. O jogo valia o primeiro tricampeonato mundial, e o esquadrão de Zagallo goleou a Itália por 4 a 1: gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e uma obra de arte de Carlos Alberto Torres para fechar o placar.
Copa da Argentina, 1978 - Argentina 3x1 Holanda
Copa da Argentina, 1978 - Argentina 3x1 Holanda Copa da Argentina, 1978 - Argentina 3x1 Holanda
Sob os olhares de uma ditadura militar, o mundial da argentina foi cercado de polêmicas, tudo para que os donos da casa chegassem, ao menos, na final. Na decisão, enfrentaram a Holanda, já sem Cruyff, mas que ainda tinha resquícios do 'Carrossel' de 1974. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, Mario Kempes foi o herói que colocou os hermanos à frente no placar. Bertoni fez o terceiro e selou a vitória do primeiro título argentino,
Sob os olhares de uma ditadura militar, o mundial da argentina foi cercado de polêmicas, tudo para que os donos da casa chegassem, ao menos, na final. Na decisão, enfrentaram a Holanda, já sem Cruyff, mas que ainda tinha resquícios do 'Carrossel' de 19... Sob os olhares de uma ditadura militar, o mundial da argentina foi cercado de polêmicas, tudo para que os donos da casa chegassem, ao menos, na final. Na decisão, enfrentaram a Holanda, já sem Cruyff, mas que ainda tinha resquícios do 'Carrossel' de 1974. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, Mario Kempes foi o herói que colocou os hermanos à frente no placar. Bertoni fez o terceiro e selou a vitória do primeiro título argentino,
Copa do México, 1986 - Argentina 3x2 Alemanha Ocidental
Copa do México, 1986 - Argentina 3x2 Alemanha Ocidental Copa do México, 1986 - Argentina 3x2 Alemanha Ocidental
Dessa vez a Argentina chegava ao mundial liderada por Diego Maradona, que encantava o mundo com seus dribles e arrancadas. Do lado alemão, uma seleção talentosa, mas ainda em formação, comandada pelo gênio Franz Beckenbauer. Melhor para o sul-americanos, que conquistaram sua segunda estrela e, até então, a última.
Dessa vez a Argentina chegava ao mundial liderada por Diego Maradona, que encantava o mundo com seus dribles e arrancadas. Do lado alemão, uma seleção talentosa, mas ainda em formação, comandada pelo gênio Franz Beckenbauer. Melhor para o sul-americano... Dessa vez a Argentina chegava ao mundial liderada por Diego Maradona, que encantava o mundo com seus dribles e arrancadas. Do lado alemão, uma seleção talentosa, mas ainda em formação, comandada pelo gênio Franz Beckenbauer. Melhor para o sul-americanos, que conquistaram sua segunda estrela e, até então, a última.
Copa da Itália, 1990 - Argentina 0x1 Alemanha Ocidental
Copa da Itália, 1990 - Argentina 0x1 Alemanha Ocidental Copa da Itália, 1990 - Argentina 0x1 Alemanha Ocidental
Em revanche do Mundial anterior, a Alemanha com o mesmo treinador e uma geração mais madura, representada em seu capitão Lottar Matthäus, deu o troco na Argentina, que foi avançando aos trancos e barrancos, baseados na genialidade de Maradona e nas defesas de pênalti de Goycochea. Essa foi a última Copa da Alemanha antes da sua reunificação.
Em revanche do Mundial anterior, a Alemanha com o mesmo treinador e uma geração mais madura, representada em seu capitão Lottar Matthäus, deu o troco na Argentina, que foi avançando aos trancos e barrancos, baseados na genialidade de Maradona e nas def... Em revanche do Mundial anterior, a Alemanha com o mesmo treinador e uma geração mais madura, representada em seu capitão Lottar Matthäus, deu o troco na Argentina, que foi avançando aos trancos e barrancos, baseados na genialidade de Maradona e nas defesas de pênalti de Goycochea. Essa foi a última Copa da Alemanha antes da sua reunificação.
Copa dos Estados Unidos, 1994 - Brasil 0x0 Itália (nos pênaltis, 3x2)
Copa dos Estados Unidos, 1994 - Brasil 0x0 Itália (nos pênaltis, 3x2) Copa dos Estados Unidos, 1994 - Brasil 0x0 Itália (nos pênaltis, 3x2)
Copa da França, 1998 - Brasil 0x3 França
Copa da França, 1998 - Brasil 0x3 França Copa da França, 1998 - Brasil 0x3 França
O jogo ficou muito marcado pela convulsão de Ronaldo horas antes da decisão, mas a organização francesa era muito superior à brasileira independente de qualquer coisa. Zidane, que nunca havia feito gol de cabeça, fez dois, e a Seleção Brasileira perdeu a primeira final de Copa em sua história (em 1950 o regulamento não previa uma final).
O jogo ficou muito marcado pela convulsão de Ronaldo horas antes da decisão, mas a organização francesa era muito superior à brasileira independente de qualquer coisa. Zidane, que nunca havia feito gol de cabeça, fez dois, e a Seleção Brasileira perdeu... O jogo ficou muito marcado pela convulsão de Ronaldo horas antes da decisão, mas a organização francesa era muito superior à brasileira independente de qualquer coisa. Zidane, que nunca havia feito gol de cabeça, fez dois, e a Seleção Brasileira perdeu a primeira final de Copa em sua história (em 1950 o regulamento não previa uma final).
Copa da Coreia e do Japão, 2002 - Brasil 2x0 Alemanha
Copa da Coreia e do Japão, 2002 - Brasil 2x0 Alemanha Copa da Coreia e do Japão, 2002 - Brasil 2x0 Alemanha
Uma Alemanha pragmática, que vivia uma troca de gerações - jogadores novos, como Miroslav Klose, chegavam e jogadores mais velhos, como Oliver Bierhoff, se despediam -, contra um Brasil poderoso, repleto de craques e em sua terceira decisão consecutiva. Ainda assim, o jogo foi mais difícil do que parece, muito pela competitividade dos rivais. No fim, dois gols de Ronaldo e mais um título Mundial na conta da Seleção Brasileira, o único pentacampeão.
Uma Alemanha pragmática, que vivia uma troca de gerações - jogadores novos, como Miroslav Klose, chegavam e jogadores mais velhos, como Oliver Bierhoff, se despediam -, contra um Brasil poderoso, repleto de craques e em sua terceira decisão consecutiva... Uma Alemanha pragmática, que vivia uma troca de gerações - jogadores novos, como Miroslav Klose, chegavam e jogadores mais velhos, como Oliver Bierhoff, se despediam -, contra um Brasil poderoso, repleto de craques e em sua terceira decisão consecutiva. Ainda assim, o jogo foi mais difícil do que parece, muito pela competitividade dos rivais. No fim, dois gols de Ronaldo e mais um título Mundial na conta da Seleção Brasileira, o único pentacampeão.
Copa do Brasil, 2014 - Argentina 0x1 Alemanha
Copa do Brasil, 2014 - Argentina 0x1 Alemanha Copa do Brasil, 2014 - Argentina 0x1 Alemanha
A última decisão em que um sul-americano ousou desafiar o domínio recente dos europeus. A Argentina comandada por Alejandro Sabella provou que Messi poderia ser diferente em sua seleção. No entanto, a Alemanha de Joachim Löw era mais consistente, fruto de anos de planejamento e um processo iniciado ainda em 2002, com projeto de Jürgen Klinsmann. A Argentina teve chance de ouro com Higuain e desperdiçou. A Alemanha teve sua chance de ouro com Götze e marcou o gol do título. Festa alemã no Maracanã!
A última decisão em que um sul-americano ousou desafiar o domínio recente dos europeus. A Argentina comandada por Alejandro Sabella provou que Messi poderia ser diferente em sua seleção. No entanto, a Alemanha de Joachim Löw era mais consistente, fruto... A última decisão em que um sul-americano ousou desafiar o domínio recente dos europeus. A Argentina comandada por Alejandro Sabella provou que Messi poderia ser diferente em sua seleção. No entanto, a Alemanha de Joachim Löw era mais consistente, fruto de anos de planejamento e um processo iniciado ainda em 2002, com projeto de Jürgen Klinsmann. A Argentina teve chance de ouro com Higuain e desperdiçou. A Alemanha teve sua chance de ouro com Götze e marcou o gol do título. Festa alemã no Maracanã!
Retrospecto geral: Em 10 finais, são seis vitórias para os sul-americanos, um empate (com vitória sul-americana nos pênaltis) e quatro vitórias dos europeus.
Retrospecto geral: Em 10 finais, são seis vitórias para os sul-americanos, um empate (com vitória sul-americana nos pênaltis) e quatro vitórias dos europeus. Retrospecto geral: Em 10 finais, são seis vitórias para os sul-americanos, um empate (com vitória sul-americana nos pênaltis) e quatro vitórias dos europeus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.