Velho conhecido no caminho do Fla: como está o Emelec na Libertadores?
Equatorianos tiveram a pior campanha entre os 16 classificados para a fase mata-mata da Copa Libertadores. Eliminação em 2012 e golaço de Vinicius Junior em 2018 marcam duelo
Lance|Do R7
O Flamengo já sabe quem será o seu adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores: o Emelec (EQU), com ida em Guayaquil e volta no Rio de Janeiro. O sorteio aconteceu nesta segunda-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, e colocou um velho conhecido no caminho do Rubro-Negro. Duelos em 2012, 2014 e 2019, vitórias memoráveis, eliminações frustrantes... mas, como está a equipe em 2019? O LANCE! mostra!
CAMPANHA NA LIBERTADORES
Flamengo x Emelec (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
A campanha do Emelec (EQU) nesta edição de Copa Libertadores foi a pior entre os 16 clubes que avançaram para a segunda fase - classificação com nove pontos conquistados após duas vitórias, três empates e uma derrota. A equipe equatoriana avançou como segunda colocada no Grupo B, onde o Cruzeiro foi o líder.
CAMPANHA NO CAMPEONATO NACIONAL
Flamengo x Emelec (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
O Emelec ocupa apenas a décima colocação do Campeonato Equatoriano deste ano, onde soma 16 pontos conquistados, com cinco vitórias, um empate e sete derrotas. Neste momento, a equipe não estaria se classificado para a fase de mata-mata do torneio nacional e vive um momento técnico ruim. A classificação para a Libertadores aliviou o clima, que é de cobrança e críticas.
CRAQUE DA EQUIPE
Flamengo x Emelec (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
Brayan Angulo é a principal ameaça da equipe do Emelec. O atacante de 23 anos desponta como principal artilheiro do time na Libertadores, marcando quatro gols em seis partidas disputadas. Na última rodada da fase de grupos, em duelo contra o Cruzeiro, o camisa 19 fez, nos minutos finais, o gol da vitória do clube equatoriano. Em toda a temporada, o atleta balançou as redes sete vezes em 13 jogos disputados, o que resulta em quase uma média de meio tento por duelo.
ESTÁDIO DA EQUIPE
Flamengo x Emelec (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
O Estádio George Capwell foi inagurado em 21 de outubro de 1945, tem capacidade para 40.000 torcedores e é casa do Emelec. No começo serviu apenas como estádio de baseball, mas apenas dois meses depois ocorreu a primeira partida de futebol. O nome é uma homenagem a George Capwell, um dos fundadores do clube.
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Flamengo x Emelec (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Flamengo e Emelec se enfrentam por seis vezes ao longo da história, com cinco vitórias Rubro-Negras e uma derrota. A partida mais marcante para os cariocas é na Copa Libertadores de 2018, onde venceu por 2 a 1 no Equador, com direito a golaço marcado por Vinicius Junior. Para os equatorianos, fica a classificação para o mata-mata em 2012, eliminado o Flamengo na primeira fase.