Lance Veja os brasileiros que já fizeram gols nesta temporada do futebol alemão

Veja os brasileiros que já fizeram gols nesta temporada do futebol alemão

Contando todos os jogos oficiais dos clubes da primeira divisão alemã, dez jogadores de nacionalidade brasileira marcaram ao todo 32 gols. Saiba quem são eles na galeria abaixo

Contando todos os jogos oficiais dos clubes da primeira divisão alemã, dez jogadores de nacionalidade brasileira marcaram ao todo 32 gols. Saiba quem são eles na galeria abaixo

Lance

Lance

Lance

Os jogadores brasileiros estão espalhados por vários países do futebol europeu, hoje talvez com menos protagonismo do que já tiveram, mas ainda assim deixam suas marcas por onde passam. Na Alemanha não é diferente, embora os números sejam bem mais humilde do que há dez anos, quando atletas de nacionalidade brasileira anotaram quase 150 gols. Ainda assim, os representantes do país sobrevivem por lá e balançam a rede.

Somando todas as competições oficiais disputadas pelos clubes da primeira divisão alemã, dez brasileiros diferentes marcaram 32 tentos na temporada 2018/2019. Atacantes, defensores, jovens, experientes e desconhecidos no Brasil, todos esses perfis formam a lista que o LANCE! levantou e mostra na galeria a seguir. Confira um pouco de cada um dos personagens:



JOELINTON - HOFFENHEIM - 9 GOLS

Joelinton - Freiburg x Hoffenheim

Joelinton - Freiburg x Hoffenheim

Lance

Joelinton fez nove gols na temporada (Foto: Reprodução/Facebook)

Revelado pelo Sport, o atacante Joelinton foi negociado com o Hoffenheim em junho de 2015, quando tinha apenas 18 anos e pouco mais de uma temporada como profissional. Em 2016, sem espaço no clube alemão, foi emprestado ao Rapid Vienna por duas temporadas, período em que se destacou no futebol austríaco e voltou para a Alemanha com outros status para esta temporada. Atuou em 26 partidas oficias e marcou 9 gols (5 no Campeonato Alemão, 3 pela Copa da Alemanha e 1 pela Liga dos Campeões).

MATHEUS CUNHA - RED BULL LEIPZIG - 8 GOLS

Matheus Cunha - Leipzig

Matheus Cunha - Leipzig

Lance

Pelo RB Leipzig, Matheus Cunha marcou oito gols (Foto: AFP)

Formado nas categorias de base do Coritiba, saiu do Brasil antes de se profissionalizar. Após um torneio nos EUA com o Coxa, em 2017, chamou a atenção do Sion, da Suíça, que o levou para a Europa aos 18 anos. Bastou uma temporada no futebol suíço como artilheiro da equipe, para despertar o interesse de outros mercados. Em junho de 2018, o Red Bull Leipzig, da Alemanha, contratou o atacante, que até aqui fez 27 partidas oficiais e marcou 8 gols (1 no Campeonato Alemão, 1 na Copa da Alemanha e 6 na Liga Europa).

RAFFAEL - MÖNCHENGLADBACH - 4 GOLS

Raffael - Borussia Mönchengladbach

Raffael - Borussia Mönchengladbach

Lance

Raffael marcou quatro gols em oito jogos (Foto: Divulgação)

Velho conhecido de quem acompanha o Campeonato Alemão, o meia-atacante Raffael é mais um daqueles brasileiros que saem do país antes de se tornarem profissionais. Após uma breve passagem pela base do Juventus, de São Paulo, foi jogar no futebol suíço aos 18 anos, onde se destacou por quatro temporadas e meia defendendo o Chiasso e depois o Zurich. Com o sucesso na Suíça, foi contratado pelo Hertha Berlim, da Alemanha.

Por lá ficou mais quatro temporadas e meia, até ser negociado com o Dynamo de Kiev, da Ucrânia. No leste europeu as coisas não deram certo e ele voltou ao futebol alemão emprestado ao Schalke 04, clube no qual reencontrou as boas atuações. Na temporada seguinte foi comprado pelo Borussia Mönchengladbach, camisa que veste até hoje e tem feito, no mínimo, dez gols por temporada. Em 2018/2019, tem sofrido com lesões e jogou apenas oito partidas e marcou 4 gols (1 no Campeonato Alemão e 1 na Copa da Alemanha).

THIAGO - BAYERN DE MUNIQUE - 3 GOLS

Thiago - Bayern x Stuttgart

Thiago - Bayern x Stuttgart

Lance

Thiago marcou três gols pelo Bayern (Foto: Divulgação/Bayern)

Nascido na Itália e filho do ex-jogador Mazinho, Thiago tem também nacionalidade espanhola e brasileira, mas optou por jogar pela seleção europeia. Por essa ligação com o Brasil, entra na lista. Revelado pelas "canteras" do Barcelona, o meio-campista estreou com a equipe principal aos 18 anos, em 2009. Depois de ganhar tudo pelo clube catalão, foi vendido ao Bayern de Munique a pedido do técnico Pep Guardiola, que chegava no país. Permanece até hoje pelo time bávaro. Em 2018/2019 fez 23 jogos oficiais e marcou 3 gols (2 no Campeonato Alemão e um na Supercopa da Alemanha).

CAIUBY - AUGSBURG - 2 GOLS

Caiuby - FC Ausburg - 2 gols

Caiuby - FC Ausburg - 2 gols

Lance

Meia Caiuby anotou dois gols em 16 partidas oficiais (Foto: Divulgação)

Revelado pela Ferroviária, Caiuby teve passagens sem sucesso por São Paulo, Corinthians e Guaratinguetá. Em 2008, no São Caetano, porém, teve destaque e acabou chamando a atenção do Wolfsburg, que o contratou, porém teve atuações discretas e foi emprestado duas vezes dentro do futebol alemão: uma para o Duisburg e outra para o Ingolstadt, que o comprou em definitivo. Por lá teve seu auge, até ser contratado pelo Augsburg, camisa que veste até os dias atuais. Em 2018/2019, atuou em 16 partidas oficiais e marcou 2 gols (1 no Campeonato Alemão e 1 na Copa da Alemanha).

FELIPE - HANNOVER - 2 GOLS

Zagueiro Felipe Trevizan, do Hannover (Foto: Hannover/Divulgação)

Zagueiro Felipe Trevizan, do Hannover (Foto: Hannover/Divulgação)

Lance

Zagueiro Felipe Trevizan, do Hannover (Foto: Hannover/Divulgação)

Revelado pelo Coritiba, o zagueiro Felipe está na Europa desde a temporada 2009/2010, quando foi contratado pelo Standard Liége, da Bélgica, após chamar a atenção no Coxa aos 22 anos. Naquela época, teve passagem muito boa pelo futebol belga, até ser negociado com o Hannover, em junho de 2012. Em 2018/2019 continua defendendo o clube alemão e até aqui fez nove jogos oficiais e marcou 2 gols, ambos pelo Campeonato Alemão.

PAULINHO - BAYER LEVERKUSEN - 1 GOL

Paulinho - AEK Larnaca x Bayer Leverkusen

Paulinho - AEK Larnaca x Bayer Leverkusen

Lance

Paulinho marcou apenas um gol pelo Leverkusen (Foto: AFP)

Uma das principais revelações do Vasco nos últimos tempos, o atacante Paulinho teve ascensão rápida desde que foi promovido ao profissional do clube carioca, em junho de 2017. No Brasileirão daquela temporada, aos 17 anos, já era apontado como uma das grandes revelações do campeonato. Em 2018, já como referência no time, continuou com boas atuações e foi vendido ao Bayer Leverkusen no meio do ano. Em 2018/2019, sua primeira temporada na Alemanha, fez 14 jogos oficiais e marcou 1 gol, na Liga Europa.

RAFINHA - BAYERN DE MUNIQUE - 1 GOL

Rafinha

Rafinha

Lance

Rafinha anotou um gol pelo Bayern na temporada (Foto: Reuters)

Revelado pelo Coritiba, o experiente lateral-direito Rafinha tem uma longa trajetória no futebol europeu. Saiu do Brasil em 2005, aos 20 anos, para jogar no Schalke 04, da Alemanha, onde ficou até meados de 2010, até se transferir para o Genoa, da Itália. Por lá permaneceu apenas uma temporada e voltou ao futebol alemão, dessa vez para o Bayern de Munique, para viver o auge de sua carreira e conquistar mais de 15 títulos. Ao que tudo indica, deve jogar no Flamengo a partir do meio deste ano, quando acaba seu contrato com o time bávaro. Em 2018/2019 atuou em 14 jogos e marcou 1 gol na Liga Alemã.

WENDELL - BAYER LEVERKUSEN - 1 GOL

Wendell - Bayer Leverkusen

Wendell - Bayer Leverkusen

Lance

Wendell marcou um gol na temporada (Foto: Divulgação/Leverkusen)

Apesar de passagens por Iraty, Londrina e Paraná, o lateral-esquerdo Wendell chamou a atenção quando vestiu a camisa do Grêmio, em junho de 2013. Se destacou tanto a ponto de em fevereiro de 2014 já estar vendido ao Bayer Leverkusen, porém só foi estrear pelo clube alemão em agosto daquele ano. Atualmente com 25 anos, já foi chamado para a Seleção Brasileira, e é titular e um dos principais jogadores do Bayer. Em 2018/2019, atuou em 27 jogos oficiais e marcou 1 gol pelo Campeonato Alemão.

WILLIAM - WOLFSBURG - 1 GOL

William - Wolfsburg

William - Wolfsburg

Lance

William marcou um gol pelo Wolfsburg (Foto: Site Oficial/Wolfsburg)

Revelado pelo Internacional, o lateral-direito William estreou como profissional pelo Colorado em 2015, aos 20 anos. Suas atuações chamaram a atenção e a titularidade foi apenas uma consequência. No ano seguinte, em 2016, fez parte do grupo da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro olímpica, no Rio de Janeiro. No começo de 2017, quando já era uma realidade, quase deixou o clube gaúcho, mas permaneceu e meses depois foi negociado com o Wolfsburg, onde está até os dias de hoje e é titular da equipe. Em 2018/2019 fez 21 partidas e marcou uma vez pelo Campeonato Alemão.