Veja cinco recordes de Vanderlei Luxemburgo no futebol brasileiro
Treinador, que completou 68 anos nesse domingo, é o que mais levantou taças ao lado de Lula, comandante do Santos dos tempos de Pelé
Lance|Do R7
Natural de Nova Iguaçu, Vanderlei Luxemburgo comemorou 68 anos de idade nesse domingo (10). Uma celebração que normalmente aconteceria dentro de campo, onde gosta de estar o treinador e ex-jogador. Entre a vida de atleta e técnico, já são 50 anos de futebol apenas como profissional.
Leia mais: 17 dos 20 clubes do Brasileirão reduziram salários dos jogadores
Uma carreira vitoriosa, principalmente no comando técnico. Ex-lateral de Flamengo, Internacional e Botafogo, Luxemburgo assumiu a sua primeira equipe, o Campo Grande, do Rio de Janeiro, em 1983, após ser preparador físico de América, também carioca, e Vasco. De lá pra cá, nesses 37 anos na função, conquistou diversos títulos e bateu muitos recordes.
Com cinco títulos conquistados, Vanderlei é o treinador com mais taças levantadas junto de Lula, comandante do Santos de Pelé, pentacampeão nacional na década 60. Luxa foi campeão com o Palmeiras em 93 e 94, o Corinthians, em 98, o Cruzeiro, em 2003, e Santos, em 2004.
Veja também: Empresas dão exemplo de solidariedade em tempos de pandemia de coronavírus
Não é à toa que Luxemburgo é o técnico com mais vitórias desde 1971, com 342 triunfos, e também da era dos pontos corridos, implantada em 2003. No formato atual, foram 214 êxitos dos times comandados por Vanderlei, um a mais que Muricy Ramalho.
Leia também
Mais títulos, mais vitórias e também, claro, mais jogos disputados na Série A. Em 2019, quando ainda estava no Vasco, o treinador chegou a 483 partidas na era dos pontos corridos, superando Cuca, com 481. Em toda a história, Vanderlei lidera com mais folga: são 746 jogos, 211 a mais que Abel Braga.
RECORDES DE VANDERLEI LUXEMBURGO
Técnico com mais títulos no Brasileiro: 5
Técnico com mais vitórias na história do Brasileiro: 342
Técnico com mais jogos na história do Brasileiro: 746
Técnico com mais vitórias na era dos pontos corridos: 214
Técnico com mais jogos na era dos pontos corridos: 483
Eles são 'velhinhos', mas ainda valem muito dinheiro no futebol