Lance Últimos dias de inscrição para a Maratona do Rio Virtual

Últimos dias de inscrição para a Maratona do Rio Virtual

Inscrições para a segunda edição vão até o dia 12, às 12h. Psicóloga Vanessa de Figueiredo Protasio dá dicas sobre como fazer uma prova virtual

Lance
Lance

Lance

Lance

Termina neste sábado (12), ao meio-dia, as inscrições para a segunda edição da Maratona do Rio Virtual.

A Maratona do Rio Virtual pode ser disputada até domingo (13), nas distâncias de 5km, 10km e 21km, além de optar pelo desafio de 10km + 21km (totalizando 31km de corrida).

Ao participar, o corredor doa para a campanha Brasil Sem Fome e ainda ganha um desconto de 10% na inscrição da prova física deste ano. As inscrições básicas, que custam R$ 9,90, terão 100% do valor doado para campanha de combate à fome da Ação da Cidadania. Cada real da inscrição, representa a doação de um prato de comida e cada R$ 50 uma cesta básica a quem precisa.

A segunda edição virtual da Maratona do Rio, que integra o circuito de provas online deste ano, surge como uma forma de estímulo à saúde e bem-estar durante a pandemia da Covid-19, quando a recomendação das autoridades de saúde é evitar aglomerações.

A Maratona Virtual pode ser realizada de qualquer lugar de país, por meio do aplicativo Running Heroes, disponível para downloads nas lojas Apple e PlayStore. Os atletas também terão a possibilidade de complementar a experiência da corrida com kits exclusivos da Maratona do Rio - que podem incluir camiseta, regata ou medalha – e serão enviados aos endereços de cada um, após a conclusão do trajeto. Os resultados da prova serão divulgados em tempo real na plataforma Running Heroes e disponibilizados na página do evento.

Para a psicóloga Vanessa de Figueiredo Protasio, maratonista e integrante do time de especialistas da Maratona do Rio, a corrida virtual é uma ótima alternativa para manter a atividade física em tempos de pandemia.

"A corrida virtual ajuda bastante a parte mental do corredor. Ela aumenta o foco, exigindo que o corredor tenha mais concentração. O corredor presta mais atenção no próprio corpo e em tudo que ele está fazendo para ampliar sua segurança. Então, quando ele treina virtualmente e quando vai competir virtualmente, o corredor está o tempo todo conectado e se responsabilizado por tudo que a se propôs porque não tem uma ajuda externa. Ele tem que manter muito atenção. Para mim, o grande valor que tem escondido por trás das cortinas da corrida virtual é a capacidade de prestar atenção no próprio corpo e em tudo que você vai fazer", afirma Vanessa.

Para manter o foco na Maratona do Rio Virtual, Vanessa dá algumas dicas.

"O primeiro ponto é o corredor revisar todos seus treinos. Que treinos fez? Onde fez? Como fez? Desta forma, ele vai aumentar o controle sobre suas ações e saber o tamanho das suas passadas, em qual momento deve apertar o ritmo, qual momento vai ser mais difícil, qual momento vai ter forças e onde vai estar mais cansado. O corredor precisa olhar para isso como uma passagem e não como um impedimento. Ele vai assumir o controle da sua prova e, com isso, vai o tempo todo mantendo o seu foco".

Um outro ponto apontado pela psicóloga é saber lidar com os momentos mais difíceis da preparação para a prova.

"Outra posição para aumentar o foco é o corredor selecionar os momentos mais difíceis e os momentos superados durante o treino. Pense nisso, busque isso na sua mente. Com isso, você vai estar aumentando o nível de sua autoconfiança. Isso vai ajudar o competidor a ter certeza de que vai estar vivendo o que já viveu antes, não existe nada novo, nada vai acontecer de fator surpresa, ele está revezando e lembrando que já passou por isso", diz Vanessa.

O corredor ter conhecimento de seu ponto forte também é fundamental, segundo Vanessa.

"Outro ponto importante para manter o foco é concentrar a atenção em tudo o que o corredor sabe fazer muito bem, saber qual é o seu ponto forte e neutralizar aquilo que é difícil. Isso vai aumentar o seu foco durante a corrida virtual e também vai te manter ativo, atento e capacitado. Eu acho que quanto mais o corredor tiver próximo de si mesmo, melhor vai ser a prova virtual. Eu ainda vou lembrar a todos que vão participar da prova virtual da Maratona do Rio: você nunca está sozinho, sempre vão ter pessoas que sentem o que você sente. Faça uma boa prova!" (Iúri Totti)

Últimas