Lance UFC 278: Edwards nocauteia Usman e conquista cinturão; Borrachinha vence, e Aldo perde

UFC 278: Edwards nocauteia Usman e conquista cinturão; Borrachinha vence, e Aldo perde

Restando apenas 56 segundos para o fim do confronto, Edwards aplicou um chute alto espetacular e conquistou o cinturão no UFC 278

Lance
Lance

Lance

Lance

O UFC 278 apresentou ao mundo o mais novo campeão dos meio-médios da organização na noite de sábado (20), em Salt Lake (EUA). Leon Edwards estava sendo dominado por Kamaru Usman, então dono do cinturão, mas, restando apenas 56 segundos para o fim do confronto, o inglês aplicou um chute alto espetacular que "desmontou" o nigeriano. Agora, a coroa da categoria até 77kg pertence ao “Rocky”.

+ Manchester United investe em Antony, time francês decide sobre Cristiano Ronaldo… O Dia do Mercado

Já no co-main event do UFC 278, Paulo Borrachinha voltou a vencer no Ultimate em uma luta animada contra Luke Rockhold. O ex-campeão dos médios, que não lutava há três anos, se aposentou ainda no octógono. Apesar disso, o Brasil não teve o melhor desempenho no show. José Aldo perdeu a série de três vitórias na categoria dos galos ao ser superado por Merab Dvalishvili. Já no card preliminar, Leo Santos, Francisco Figueiredo e Daniel Miojo também foram derrotados.

Edwards nocauteia Usman e conquista cinturão

A luta principal do UFC 278 começou com estudo dos dois lutadores. Leon Edwards teve grande momento inicial ao se tornar o primeiro lutador a derrubar Kamaru Usman na história do UFC. No chão, o inglês já caiu na montada, pegou as costas e atacou o pescoço para finalizar o "Pesadelo Nigeriano", mas sem sucesso. Após perder o primeiro round, o nigeriano voltou mais agressivo para o segundo assalto e aplicou vários bons golpes no corpo e no rosto do britânico, além de colocar para baixo já na reta final.

O terceiro round teve amplo domínio do africano, quando derrubou com certa facilidade e ficou trabalhando um jogo de pressão com Edwards no chão. O panorama nos três últimos rounds seguiu com domínio de Kamaru, mas, faltando apenas 56 segundos para o término do combate, Edwards acertou um chute alto espetacular que "desmontou" Usman imediatamente. O inglês venceu a revanche (perdeu em 2015) contra o nigeriano, e conquistou o sonhado cinturão dos meio-médios da organização. Agora ex-campeão, o nigeriano perdeu uma série de 15 vitórias seguidas dentro do Ultimate.

Borrachinha vence, e Rockhold se aposenta

O round inicial foi intenso, com Paulo Borrachinha tomando conta das ações e colocando um ritmo forte no combate. O brasileiro aplicou bons golpes na grande e castigou o rosto de Luke Rockhold. O melhor momento americano foi quando aplicou chutes na linha cintura do mineiro – que ironizou os ataques do adversário. Desgastado fisicamente, o ex-campeão dos médios tinha como principal arma os chutes no segundo assalto, enquanto Borrachinha usou combinações de golpes para atacar.

Já no terceiro round, os dois lutadores estavam desgastados fisicamente, mas Borrachinha ainda estava melhor fisicamente. O mineiro seguiu aplicando os melhores golpes, entretanto, não conseguiu nocautear. O americano até conseguiu um flashdown, mas sem capitalizar maiores danos ao oponente. No fim, por decisão unânime, o brasileiro ficou com a vitória no UFC 278 e voltou a vencer após duas derrotas. Já Rockhold, que mostrou enorme garra para resistir a 15 minutos, anunciou aposentadoria do esporte.

Aldo é superado por georgiano no UFC 278

No primeiro round, José Aldo foi circulando e colocando combinações de jab-direto, além de alguns low kicks. Já Merab Dvalishvili mostrou mais agressividade e tentou derrubar o brasileiro em algumas oportunidades, entretanto, o ex-campeão do UFC apresentou uma defesa de quedas sólida. Para o segundo round, o georgiano levou Aldo para a grade, mas novamente não conseguiu derrubar. No entanto, Merab passou boa parte do tempo aplicando joelhadas na coxa do brasileiro.

No terceiro assalto, Dvalishvili começou tentando derrubar e seguiu sem ter sucesso. Na luta em pé, o georgiano se manteve andando para frente e colocando golpes, enquanto o brasileiro tentava responder, mas sem tanta contundência. Aldo defendeu todas as tentativas de queda na luta, mas no fim a vitória no UFC 278 ficou com o europeu por decisão unânime. Já o "Campeão do Povo" perdeu a série de três triunfos no peso-galo.

Leo Santos sofre novo revés

Após início de estudo entre os dois lutadores, Jared Gordon encurralou Leo Santos na grade e aplicou uma blitz. O americano conectou diversos golpes e passou a controlar a luta. No segundo round, o brasileiro até tentou uma queda, chegou a derrubar, mas não capitalizou por ter escorregado devido ao suor.

Gordon foi controlando o combate e minando o gás do brasileiro com golpes na linha de cintura. No terceiro assalto, a luta seguiu o mesmo panorama. O americano ficou com a vitória por decisão unânime no UFC 278. Leo, aos 42 anos, chega ao terceiro revés seguido no peso-leve.

Francisco e Miojo são derrotados

Após começar bem na luta em pé, Francisco Figueiredo não conseguiu evitar o jogo de grappling de Amir Albazi. O sueco conquistou boas quedas, até pegar as costas do brasileiro ainda no primeiro round e encaixar o mata-leão no UFC 278. "The Prince" está invicto na organização, agora com três vitórias. Já o paraense volta a ser derrotado no peso-mosca. Na abertura do UFC 278, Daniel Miojo começou bem o combate contra Victor Altamirano, mas não resistiu muito tempo. O brasileiro chegou a aplicar um knockdown, porém em seguida foi derrubado e sofreu diversas cotoveladas do mexicano até o árbitro Dave Seljestad interromper. Daniel fica em situação delicada na companhia com três derrotas e nenhuma vitória. Já "El Magnifico" conhece o primeiro triunfo no peso-mosca.

CONFIRA OS RESULTADOS:

UFC 278
Salt Lake City, em Utah (EUA)
Sábado, 20 de agosto de 2022

Card principal
Leon Edwards derrotou Kamaru Usman por nocaute no 5R
Paulo Borrachinha derrotou Luke Rockhold por decisão unânime dos jurados
Merab Dvalishvili derrotou José Aldo por decisão unânime dos jurados
Lucie Pudilova derrotou Wu Yanan por nocaute técnico no 2R
Tyson Pedro derrotou Harry Hunsucker por nocaute técnico no 1R

Card preliminar
Marcin Tybura derrotou Alexandr Romanov por decisão dividida dos jurados
Jared Gordon derrotou Léo Santos por decisão unânime dos jurados
Sean Woodson e Luis Saldaña ficaram no empate
Ange Loosa derrotou AJ Fletcher por decisão unânime dos jurados
Amir Albazi finalizou Francisco Figueiredo com um mata-leão no 1R
Aori Qileng derrotou Jay Perrin por decisão unânime dos jurados
Victor Altamirano derrotou Daniel Miojo por nocaute técnico no 1R

Últimas