Lance Tsonga anuncia aposentaria: 'Há 7 anos me questiono todos os dias sobre'

Tsonga anuncia aposentaria: 'Há 7 anos me questiono todos os dias sobre'

Francês desistiu de lutar contra lesões no joelho

Lance
Lance

Lance

Lance

O francês Jo-Wilfried Tsonga, ex-top 5 e atual 220º da ATP, acaba de anunciar que tomou a decisão de se aposentar do tênis profissional na próxima edição de Roland Garros. Aos 36 anos, Tsonga luta há 7 anos com lesões no joelho.

"É com grande emoção que anuncio a decisão de finalizar minha carreira no próximo Roland Garros", escreveu o tenista nas redes sociais compartilhando um vídeo em que comenta a difícil decisão de parar.

"Passei todos os dias dos últimos 7 anos me perguntando: 'Por que estou fazendo isso? Por que estou me machucando assim? Há uma razão para fazer tanto esforço?'", declara no vídeo compartilhado no perfil de sua academia de tênis, a All In Tênis que fica em Villeneuve Loubet, na Costa Azul francesa.

No vídeo, ao lado da esposa, Noura El Shwekh, e posteriormente ao lado do filho mais novo do casal, Leelow, Jo explica que passou os últimos anos enfrentando questionamentos diários sobre suas condições e se deveria seguir. "Meu cérebro me dizia que eu poderia jogar a ida toda, mas meu corpo me dizia que não era mesmo assim (...) meu corpo me deixava mensagens de 'você não pode ir além do que eu consigo' e eu sempre ultrapassava", confessou.

Jo-Wilfried Tsonga afirmou que tomou a decisão de em 2024 não estaria mais jogando tênis, a data é importante para o esporte francês, pois será a data dos Jogos Olímpicos de Paris. "Umas semanas atrás decidi: 'Vou parar de jogar tênis em Roland Garros, este ano'", contou ele que disputará seu 15º torneio parisiense e afirmar esperar estar em forma para jogá-lo.

Noura afirma que conversou com o marido sobre quando parar e onde parar, mas que esta era primordialmente uma decisão dele.

Tsonga revelou que optou por Roland Garros porque o torneio "representa tudo o que fiz em minha carreira". A escolha por parar agora é também, de acordo com o tenista, porque ele ainda é capaz de entrar em uma quadra de tênis: "Eu queria terminar minha carreira como Jo-Wilfried Tsonga, o tenista".

Dono de 18 títulos em nível ATP, sendo dois deles torneios do Masters 1000, Canadá (2014) e paris-Bercy (2008), Tsonga é um dos mais destacados tenistas da última "grande geração" do tênis francês, que inclui nomes como Gael Monfils e Richard Gasquet.

Últimas