Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Torcida 'acolhe' Seleção em goleada num Maraca com casa cheia e deixa lembrança de muita festa

Mais de 69 mil pessoas aplaudem goleada por 4 a 0 do Brasil sobre o Chile, pelas Eliminatórias. Duelo no Maraca tem momentos inusitados, cornetadas e até 'clássico' 

Lance|

Lance
Lance Lance

O último ato da Seleção trouxe uma goleada sob medida para a festa que os mais de 69 mil torcedores fizeram no Maracanã para o grupo que já está classificado para a Copa do Mundo de 2022. O 4 a 0 sobre o Chile teve nuances curiosas típicas da torcida carioca e rendeu até cornetadas, mas deixou um alento para o grupo que agora ficará longe do solo brasileiro.

Um mar de gente desembarcava no Maraca. A euforia já tomava conta de quem se reencontrava para o aquecimento no Bar das Torcidas, com direito a ter show do rapper Fabio Brazza.

O Movimento Verde e Amarelo também se concentrou e, depois, partiu para o estádio. O grupo exibia faixas, homenagens e tinha até um sujeito fantasiado de sheik no meio.

Em meio a camisas amarelas e azuis do Brasil, dois torcedores chilenos chamavam atenção por entoarem "Chi-chi-le-le-le" e algumas palavras de provocações. A dupla (um deles se chamava Fernando e o outro não se identificou) saiu de Santiago e veio ao Rio de Janeiro exclusivamente para assistir à partida de La Roja.

Publicidade
Torcida Brasil x Chile
Torcida Brasil x Chile Torcida Brasil x Chile

Torcida 'iluminou' estádio com os seus celulares (Foto: Vinícius Faustini)

O entusiasmo se estendeu nas arquibancadas. Muitas vaias ao Chile no aquecimento (à exceção do modesto mas animado grupo que apoiou a equipe chilena). Enquanto isto, os brasileiros eram extremamente aplaudidos a cada pique, a cada toque de bola e até a chutes à meta de Alisson.

Publicidade

PAULO SOUSA DE OLHO

Brasil x Chile - Neymar
Brasil x Chile - Neymar Brasil x Chile - Neymar

Neymar passa por Isla: lateral do Flamengo foi vaiado (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Publicidade

Assim que as equipes entraram em campo, o coração verde e amarelo logo se traiu pela paixão pelo clube de coração. E o "ato falho" aconteceu já no decorrer da escalação do Chile. Assim que anunciaram o nome de Maurício Isla, em meio às duras vaias surgiram alguns aplausos discretos entre brasileiros para o lateral que joga no Flamengo.

Em compensação, o meia Arturo Vidal recebeu outro patamar de tratamento: foi bastante reverenciado. Reflexo do fato do atleta ter dito diversas vezes que tem sonho de jogar no Rubro-Negro. Isla teve atuação abaixo do esperado, enquanto o meia deu trabalho e até marcou um gol anulado pela arbitragem. Tudo isso diante do olhar de Paulo Sousa.

PAQUETÁ, NEYMAR E VINI JR. COM MORAL. JÁ TITE...

Brasil x Chile - Tite
Brasil x Chile - Tite Brasil x Chile - Tite

Grupo ficou na bronca com Tite (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

À medida que o locutor anunciava os nomes da Seleção, o termômetro da rivalidade voltava a entrar em campo. Guilherme Arana, lateral do Atlético-MG, recebeu vaias. Formados nas categorias de base do Flamengo, Lucas Paquetá e Vini Júnior eram revenciados especialmente no Setor Norte (onde costumam ficar rubro-negros em dias de jogos da equipe).

Astro e esperança de categoria da equipe canarinha, Neymar também foi "acolhido" pelos torcedores. Só que, assim que o nome de Tite foi anunciado, o Maracanã deu lugar a muitas vaias.

BRASIL LUTANDO, MAS EM 'CLIMA' DE FLAMENGO x VASCO

À medida que o Brasil se esmerava em campo para tentar se sobressair à forte marcação chilena, a torcida recordava outra rivalidade tradicional mais regional. Torcedores cantavam "arerê, o Vasco vai jogar a Série B!". Cruz-maltinos reagiam com gritos de torcida e rubro-negros entoavam o hino do clube para, em seguida, emendarem com outros cânticos. Os gritos de torcidas chegaram a surgir em outros momentos, com direito a provocações esdrúxulas (uma delas até direcionou grito de provocação a Vidal) .

CELEBRAÇÃO COM NEYMAR E ÊXTASE COM VINI JR.

Brasil x Chile - Neymar e Vini Jr.
Brasil x Chile - Neymar e Vini Jr. Brasil x Chile - Neymar e Vini Jr.

Neymar e Vinicius Júnior abrem caminho para vitória (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Aos poucos, a torcida voltou a ficar direcionada para a luta da Seleção Brasileira e, mesmo em momentos de oscilação, houve apoio e até uma "ôla". Só que a reta final levou a torcida a acordar com as jogadas de Antony e Vini Jr. a levar a torcida ao delírio. Até que o momento no qual Neymar esteve na marca do pênalti e tornou o sonho uma celebração. Era a preparação da festa.

Logo em seguida, a sensação de reeencontro com a torcida ficou ainda mais clara. O jovem que despontou no Flamengo com olhos de promessa agora volta destaque no Real Madrid e com a veemência de quem pode sonhar com a amarelinha.

DO AGRADO DOS DOIS LADOS DE UMA RIVALIDADE

Brasil x Chile
Brasil x Chile Brasil x Chile

Coutinho sai do banco e faz de pênalti (CARL DE SOUZA / AFP

O Chile tentou entornar o caldo, em jogada na qual Montecinos driblou Arana e Vidal concluiu. Só que logo o VAR mudou o rumo da situação e manteve a vantagem brasileira.

Pouco a pouco, vieram oportunidades. Primeiro, desperdiçadas em campo. Mas depois a jogadores. Uma delas agradou a torcida vascaína: Coutinho foi para campo. Após o acordo com Neymar e aval do treinador, o meia partiu para a cobrança, mandou para a rede e comemorou na direção da arquibancada onde costumam ficar cruz-maltinos.

Os gritos de "olé" já dominavam as arquibancadas quando veio o gol que decretou a goleada. Richarlison (responsável por selar o título da Copa América de 2019 também no Maracanã) deixou o seu, em jogo no qual voltou a ter oportunidade com Tite.

Ao apito final, a Seleção se despediu passando por todo o gramado e olhando para os torcedores nas arquibancadas. Não como volta olímpica. O placar foi elástico, mas ainda há muito a corrigir. Mas ao menos o último jogo do Brasil em solo brasileiro antes da Copa de 2022 foi cercado de um "acolhimento" que muitos sabem que dificilmente encontrarão nos outros países.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.