Título de Hugo Calderano provoca renúncia de presidente de tênis de mesa da China
Dirigente deixa o cargo após críticas a sua gestão; bicampeão olímpico, Wang Liqin é quem assume o cargo
Lance|Do R7

Após o título mundial de Hugo Calderano, no domingo (20), Liu Guoliang renunciou ao cargo de presidente da Associação Chinesa de Tênis de Mesa, nesta quarta-feira (23). O dirigente deixou o posto após grande pressão e protestos da população chinesa com seu mandato que começou em 2018.
Em despedida, Guoliang relatou que estava deixando o cargo para dar ao seu substituto tempo suficiente para orientar os preparativos do país para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028. Agora, quem assume o posto é Wang Liqin, bicampeão olímpico que era vice-presidente da Associação. Porém, nas redes sociais, diversos chineses já vinham criticando a atual gestão. As contestações só pioraram após o título de Hugo Calderano na Copa do Mundo de Tênis de Mesa, o primeiro que o país asiático não vence desde 2017.
Protestos na China
Na rede social “WeChat”, a maior da China, a população levantou a hashtag “o tênis de mesa chinês precisa refletir”, logo após a campanha frustrada na Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Com a pressão e críticas, Liu Guoliang certamente aproveitou do momento para deixar o cargo e apoiar o sucessor, que terá mais tempo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Em Paris 2024, a China teve 100% de aproveitamento nas medalhas de ouro, vencendo no individual masculino e feminino, equipes masculinas e femininas e nas duplas mistas.