Thiago Silva e João Pedro reencontram ex-clubes em Fluminense x Chelsea pelo Mundial
Equipes disputam a vaga na final do Mundial de Clubes nesta terça-feira (8)
Lance|Do R7

NOVA JERSEY (EUA) — O confronto entre Fluminense e Chelsea, pela semifinal do Mundial de Clubes, promoverá o reencontro de Thiago Silva e João Pedro com seus ex-clubes. Ambos formados em Xerém e separados por quase vinte anos, se encontram em momentos distintos da carreira num momento histórico para o clube que os revelou.
Enquanto o zagueiro retornou ao Rio de Janeiro depois de uma passagem vitoriosa nos Blues, o jovem atacante está no início da sua, tendo apenas um jogo pela equipe — a vitória sobre o Palmeiras nas quartas de final. Agora, ficam cara a cara em um duelo coletivo e pessoal.
➡️ Semifinal entre Fluminense e Chelsea coloca Xerém em evidência no Mundial
De promessas à "presentes"
A estreia de um e outro pelo profissional do Fluminense tem uma diferença de 13 anos. Thiago estreou em 2006 e rapidamente se destacou, conquistando o título inédito da Copa do Brasil no ano seguinte e levando o Fluminense à final da Libertadores de 2008. No final do ano, foi vendido para o Milan, onde decolou no futebol europeu antes de ir para o PSG e então para o Chelsea. Em 2024, retornou ao Brasil para reassumir sua lendária camisa 3.
João Pedro, por sua vez, estreou em 2019 e teve uma ascenção tão impressionante quanto. O atacante subiu ao profissional direto do sub-17, em 2019, por chamar a atenção de Fernando Diniz, que estava em sua primeira passagem pelo Tricolor. Contudo, antes mesmo de sua estreia, já estava negociado com o Watford, que lhe abriu as portas do futebol inglês. A negociação foi concretizada em 2018, mas por ser menor de idade, só foi transferido em 2020. Em 2023, passou a jogar pelo Brighton e, há poucos dias vestiu a camisa do Chelsea.
➡️ Cria de Xerém, João Pedro projeta reencontro com o Fluminense na semi do Mundial
A expectativa sobre o garoto era alta. Fez parte da "Geração dos Sonhos", mesma de Martinelli, André, Luiz Henrique e Marcelo Pitaluga, mas furou a fila e foi promovido ao profissional antes de todos. Logo no primeiro ano, deslanchou em um momento em que o time precisava de um centroavante, já que Pedro (hoje no Flamengo), havia rompido o ligamento do joelho e estava afastado dos campos.
O intervalo de maio a junho de 2019 foi um divisor de águas para o jogador. Pela ida das oitavas da Copa do Brasil, no Maracanã, João Pedro marcou nos acréscimos o gol de empate contra o Cruzeiro, levando a decisão para o Mineirão. Entre as partidas, os times se enfrentaram novamente, mas pelo Brasileirão, e o Tricolor venceu por 4 a 1 com dois gols do atacante. Confiante, João Pedro marcou nos acréscimos, de bicicleta, o gol que levou a decisão do jogo de volta para os pênaltis, mas a vaga ficou com os donos da casa.
Enquanto isso, Thiago Silva disputava sua primeira final de Champions League com o PSG e terminou derrotado pelo Bayern de Munique. Contudo, na temporada seguinte, já no Chelsea, o zagueiro conquistou a competição diante o rival Manchestes City, fazendo com que seu contrato com os Blues se estendesse por mais três anos, até retornar ao Fluminense.
Em julho de 2025, por obra do destino, o Flu chegou a uma semifinal improvável de Mundial de Clubes com seu capitão de volta ao time para enfrentar não só o clube onde é ídolo, mas terá que marcar um centroavante formado na mesma escola que ele. Um duelo em que apenas um pode sair vitorioso, seja no embate individual, seja no coletivo.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
Números de Thiago Silva e João pedro por seus ex-clubes
Thiago Silva pelo Chelsea:
João Pedro pelo Fluminense:
*Dados do Sofascore