Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

The Ocean Race anuncia largada em Alicante, na Espanha, em 2022

14ª edição do evento esportivo mais difícil do mundo começará em outubro de 2022 e a organização está considerando a realização de uma regata na Europa no verão de 2021

Lance|

Lance
Lance Lance

Os organizadores da regata de volta ao mundo The Ocean Race confirmaram que a próxima edição começará em outubro de 2022 em Alicante, na Espanha, e terminará em Gênova, na Itália, em 2023. A mudança na data da largada da prova foi anunciada nesta quinta-feira após um processo de planejamento estratégico e consulta às partes envolvidas no competição, a fim de determinar o melhor caminho em um cenário esportivo impactado pela COVID-19.

A The Ocean Race estava previamente marcada para largar no ano que vem. As cidades-sede e os patrocinadores anunciados anteriormente continuarão envolvidos na temporada 2022-23, incluindo o Brasil. O município de Itajaí (SC) estará pela quarta temporada consecutiva na lista de stopovers da competição de vela oceânica. A nova data coincide também com o aniversário de 50 anos da competição e está sendo considerada a realização de uma regata na Europa na metade de 2021, no verão do Hemisfério Norte.

- Desde 1973, a Ocean Race tem sido um dos maiores desafios do esporte. As equipes vencedoras mostraram que a preparação adequada é a base do sucesso. Estamos em um momento sem precedentes e nossa principal prioridade é para com todos os afetados pela pandemia do COVID-19. Nossos pensamentos estão hoje com as vítimas e suas famílias' - disse Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.

Os organizadores da volta ao mundo também anunciaram um plano de 10 anos para a The Ocean Race, o que ajudará equipe, cidades e velejadores a terem uma melhor preparação para as regatas.

Publicidade

- Como uma competição esportiva internacional, com paradas em seis continentes, nos sentimos profundamente conectados à realidade em mudança de velejadores, equipes, cidades, patrocinadores e fornecedores em todo o mundo. Trabalhamos de forma positiva e colaborativa nos últimos meses para desenvolver um futuro estável e aprimorado, e esse processo nos levou ao primeiro plano decenal da The Ocean Race - comentou Richard Brisius, e completou.

- É um projeto de dez anos adaptado à nova realidade de forma inovadora, sustentável e responsável. Isso oferece novas oportunidades para todos se prepararem adequadamente para a The Ocean Race - finalizou Richard Brisius.

Publicidade

Conforme planejado, a The Ocean Race terá as classes VO65 e IMOCA60 na próxima edição. A última competição ocorreu na temporada 2017-18 com o Dongfeng levando o título no final.

- A Ocean Race é importante pra mim e é um dos grandes eventos do calendário de competições de vela. Por isso aplaudo a decisão dos organizadores. Como esporte, nos beneficiamos quando os principais eventos estão no auge e a nova data permitirá que equipes estejam mais bem preparadas na linha de partida em 2022 - explicou o bicampeão olímpico Torben Grael, que foi vencedor da regata como comandante em 2008-09 e atualmente é vice-presidente da World Sailing, a federação internacional da modalidade.

Publicidade

O programa de sustentabilidade, premiado com vários internacionalmente, é um dos pilares fundamentais da The Ocean Race. Esse projeto continuará sob o lema "Competir com um objetivo". As palestras e debates do evento, bem como os programas de educação e ciência serão intensificados e integrados a todas as áreas da regata.

- Como patrocinador fundador do programa de sustentabilidade e parceiro principal da The Ocean Race, apoiamos a decisão de adiar o início por 12 meses em resposta à crise de COVID-19. O impacto dessa pandemia é incalculável. A 11th Hour Racing está comprometida em trabalhar com a The Ocean Race e seus patrocinadores para continuar a ser ágil e se adaptar a esses desafios, com o objetivo de realizar uma regata segura e sustentável em 2022 - explicou Jeremy Pochman, co-fundador e CEO da 11th Hour Racing.

Para as dez cidades-sede internacionais da The Ocean Race, o novo calendário oferece confirmação e clareza para o futuro. A regata importantes cartões-postais como Alicante, Aarhus, Haia,Cabo Verde, Génova, Itajaí, Newport, Cidade do Cabo, Auckland e Shenzhen. A catarinense Itajaí, envolvida desde 2011 com o evento, apoiou a mudança.

- A Ocean Race deixou um legado incomensurável na cidade de Itajaí nas últimas três edições. A realização do evento se traduz em crescimento econômico, cultural e esportivo, além de maior conscientização do meio ambiente. Estamos ansiosos para receber novamente a regata em 2023 - contou Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.