Lance Substância proibida em teste de Tandara pertence ao grupo dos anabolizantes

Substância proibida em teste de Tandara pertence ao grupo dos anabolizantes

Atleta da seleção feminina de vôlei já está retornando para o Brasil após ser cortada dos Jogos Olímpicos de Tóquio 

Lance
  • Lance | por Lance

Lance

Lance

Lance

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem confirmou nesta sexta-feira a presença da substância ostarina, no teste antidoping realizado por Tandara, no dia 7 de julho, durante trabalho da Seleção Brasileira feminina, no CT da CBV, em Saquarema. A substância está incluída na classe dos anabolizantes.

+ Veja o que você perdeu na noite e madrugada nos Jogos Olímpicos

Tandara já está a caminho do Brasil após ser cortada da Seleção Brasileira, na véspera da semifinal com a Coreia do Sul. O Brasil venceu as coreanas por 3 sets a 0 e garantiu vaga na final olímpica. Após a divulgação da situação do caso, a assessoria da atleta disse que ela não iria se pronunciar e que sua equipe jurídica já trabalhava na defesa.

Confira a nota completa da ABCD:

"A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) esclarece que o processo de controle de dopagem do caso da atleta da seleção brasileira feminina de vôlei, Tandara Caixeta, seguiu todos os padrões internacionais estabelecidos pela Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA).

Informamos que a coleta do material biológico da atleta foi realizada fora de competição, em 7 de julho de 2021, no Centro de Treinamento de vôlei de quadra da seleção, em Saquarema/RJ, mesmo momento em que todas as demais atletas da equipe também forneceram o material.

Ao receber, no dia 5 de agosto de 2021, o resultado do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), único credenciado pela WADA na América Latina, foi constatada a presença da substância Ostarina, que pelo Código Brasileiro Antidopagem implica na aplicação obrigatória de uma suspensão provisória da atleta.

A Ostarina é uma substância não especificada, proibida em competição e fora de competição. Pertence a classe: S1.2 Agentes Anabolizantes - Outros Agentes Anabolizantes - SARMS da Lista de substâncias e métodos proibidos da AMA-WADA.

A ABCD seguirá os trâmites processuais do caso em sigilo para proteger os direitos da atleta."

+ Com final do vôlei, Brasil quebra seu recorde de medalhas em Jogos Olímpicos; veja números

Confira o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio:

Últimas