Lance Substância de teste de Halep é utilizada para tratamento de doenças severas

Substância de teste de Halep é utilizada para tratamento de doenças severas

Anemias gravas e doenças crônicas renais são foco de substância, que já foi usada para tratar COVID

Lance
Lance

Lance

Lance

Por Ariane Ferreira - A romena Simona Halep divulgou que recebeu um comunicado da ITIA informando que atestou positivo para 'Roxadustat' em teste antidoping. A substância é utilizada para tratamento de pacientes com doenças renais e anemias graves.

A Roxadustat está no mercado de drogas medicamentosas há relativo pouco tempo. Tendo sido aprovada em no primeiro semestre de pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estudos elaborados por dois laboratórios globais sobre o uso da Roxadustat identificaram grande efetividade do uso da substância para tratar anemia em pacientes com doenças crônicas renais. Os mesmos estudos apontam que a Roxadustat melhora as condições de qualquer paciente com diálise.

No Brasil, em 2021 a Anvisa autorizou o uso da Roxadustat para uso em tratamentos de pacientes com COVID-19, com base em um estudo de evolução clínica de pacientes graves realizada por uma equipe da universidade inglesa de Oxford e divulgado no jornal científico Cell Reports.

No organismo, a Roxadustat atua estimulando a produção de hemoglobina e glóbolus vermelhos, bem como é um inibidor da 'hipóxia', que é o baixo teor de oxigênio.

Exatamente por estas razões, a Roxadustat consta na lista de substâncias proibidas pela WADA (Agência Mundial Antidoping). A inclusão foi feita para a lista válida a partir de janeiro 2022, após estudos.

Últimas