Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Shakira se manifesta sobre condenação à morte de jogador do Irã durante a Copa do Mundo

Amir Nasr-Azadani, de 26 anos, foi condenado à pena de morte em seu país por conta da presença em protesto pelos direitos das mulheres...

Lance|

Lance
Lance Lance

Poucos minutos antes do início da final da Copa do Mundo, neste domingo, a cantora Shakira se manifestou sobre a condenação à pena de morte de Amir Nasr-Azadani, jogador do Irã, determinada pelo governo do país. O atleta teve decretada sua pena por conta de sua participação em um protesto pelos direitos das mulheres iranianas, ocorrido no dia 16 de setembro.

A artista ressaltou a importância da causa que lutam as mulheres do Irã e a necessidade de dar voz ao caso do atleta em meio ao duelo decisivo entre Argentina e França, que terminou com o título para os sul-americanos.

+ Veja os 10 maiores jogos da história dos Mundiais

- Hoje, na final da Copa do Mundo, só espero que os jogadores em campo e o mundo inteiro se lembrem que existe um homem e companheiro de futebol chamado Amir Nasr, no corredor da morte, apenas por falar em favor dos direitos das mulheres. Espero que haja mais de um minuto de silêncio em nossos corações para lembrar o que é importante e mais de uma voz unida gritando pelo que é justo - escreveu a colombiana.

Publicidade

O protesto durante o mês de setembro ocorreu para contestar a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, morta por agentes de segurança do governo após violar as regras do país sobre o uso do hijab, conjunto de vestimentas recomendado pela doutrina islâmica. De acordo com blog Deadspin, o governo iraniano classificou o ato como um "motim armado", no qual três policiais morreram.

Segundo balanço da ONG Iran Human Rights (IHR), no mínimo 458 pessoas morreram na repressão às manifestações pelo direitos das mulheres no país. Além disso, pelo menos 14 mil pessoas foram detidas pelas autoridades locais.

Amir Nasr é um entre os nove cidadãos acusados pelas mortes e teve pena de enforcamento em praça pública decretada pelas autoridades. Com 26 anos, ele atuava pelo Tractor Sazi Tabriz Football Club, equipe da Iran Pro League, a primeira divisão do campeonato iraniano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.