Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Setor mais 'carente' do elenco, zaga do Palmeiras é exigida ao limite, e opções respondem à altura

Com poucas peças para a posição, Verdão tem visto zagueiros reservas jogando bem ao serem utilizados na necessidade

Lance|

Lance
Lance Lance

O Palmeiras de Abel Ferreira tem adotado a filosofia de manter um elenco enxuto para disputar as competições a cada temporada. Um dos setores mais afetados por conta desse pensamento foi a zaga, que ficou com apenas quatro peças após a saída de Kuscevic. Ou seja, dentro do limite nas necessidades do elenco. Agora, em maio de 2023, o calendário e as lesões começaram a exigir a participação dos defensores disponíveis no grupo e, até aqui, eles têm respondido à altura dos desafios.

+ Veja tabela e classificação da Libertadores-2023 clicando aqui

Com a negociação do zagueiro chileno para o Coritiba, o Verdão ficou somente com Gustavo Gómez, Murilo e Luan como as peças mais "prontas" do setor, e com Naves, que foi promovido da base em definitivo neste ano, mas ainda com caráter de transição para o garoto. A direção palmeirense, em conformidade com a comissão técnica, decidiu não direcionar os esforços de mercado para a zaga, mas sim para o meio e para o ataque. Tanto é que somente Artur e Richard Ríos foram contratados nesta temporada.

+ Não perca nenhum lance do Verdão na Liberta. Assine o Star+ por apenas R$40,90 por mês e torça onde quiser!

Publicidade

Até pouco tempo, os quatro zagueiros do elenco estavam disponíveis para Abel Ferreira montar o time titular como quisesse, fosse com força máxima ou poupando peças. Acontece que toda temporada apresenta seus contratempos e a vítima da vez acabou sendo Murilo, que precisou operar o ombro direito depois de um choque na vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona-EQU, na Libertadores. Assim, a missão ficou na mão de Luan, antigo titular da equipe, que retomou seu lugar jogando ainda melhor do que já era ao lado do capitão Gustavo Gómez.

O Palmeiras continuou seguro como sempre e jogando bem, mas com as opções "no limite", pois são dois zagueiros entre os titulares e apenas Naves como opção no banco de reservas. Murilo ainda deve demorar para retornar aos treinos. Sendo assim, os riscos de perder mais peças por lesão ou suspensão ganham um potencial de prejuízo maior. Foi o que aconteceu no último sábado, quando Gómez sofreu um choque de cabeça com Lucas Lima, do Santos, e precisou ser substituído por Naves no intervalo. O jovem não decepcionou e foi elogiado por João Martins.

Publicidade

- Quando decidimos que o Kuscevic, que queria jogar mais, iria embora, olhamos o Naves e dissemos que ia ser nosso quarto zagueiro do elenco. Ele tem o espaço dele, trabalha muito bem. Sabe que é nosso quarto zagueiro, confiamos nele, ele trabalha bem e à espera de uma oportunidade. O Gómez saiu e abriu espaço. Se ele não estiver bem na quarta-feira, já sabemos quem será o zagueiro - declarou o auxiliar de Abel Ferreira.

+ Contra o Santos, Palmeiras registra um de seus piores números de finalizações no ano e passa em branco pela quarta vez

Publicidade

Gómez sentiu-se mal no vestiário da Vila Belmiro e foi levado para o hospital para a realização de exames que poderiam descartar problemas mais graves. Sem diagnósticos negativos, o paraguaio foi liberado para voltar para São Paulo com a delegação do Palmeiras. No entanto, é possível que o departamento médico decida preservar o capitão nos próximos confrontos, ou seja, o elenco ficaria apenas com Naves e Luan disponíveis para a zaga. Sem poder contratar neste momento, a alternativa do Verdão será buscar "reforço" na base, que deve ser o jovem Michel.

Mesmo com Luan e Naves correspondendo à altura neste momento, ambos podem ter que passar por "testes de fogo" nos próximos compromissos que trazem jogos decisivos por Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Além disso, estarão no risco de serem suspensos ou se machucarem, o que limitaria ainda mais a quantidade de peças disponíveis. Resta para a comissão técnica torcer para que Gómez não tenha restrições e que Murilo possa retornar o quanto antes para os treinos. O Alviverde enfrenta o Cerro, às 19h, desta quarta-feira, no Paraguai.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.