Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sensor da bola da Copa do Mundo; saiba como funciona

Segundo Adidas, sistema com 12 câmeras monitora movimento d0os atletas para dar mais precisão e ajudar em lances de ajuste

Lance|

Lance
Lance Lance

A Copa do Mundo do Qatar apresentou um novo sistema de monitoramento que auxilia o VAR e os juízes de campo nos chamados “lances ajustados”. A bola fabricada pela Adidas traz um sensor - o mesmo que disse que Cristiano Ronaldo não encostou na bola no gol de Portugal, diante do Uruguai - de movimento, com mais de 12 câmeras, que fornece a precisão exata do atleta dentro de campo. Mas como isso funciona?

Segundo a Fifa, em parceria com a Adidas, o sensor dentro da bola torna mais rápido a detecção de lances em que precisa de ajuste, como impedimentos principalmente. O novo padrão fornecido e testado nessa Copa do Mundo, já mostrou lances de extrema necessidade de ajuste de forma correta e eficaz. Foi assim logo no primeiro jogo do Mundial, entre Equador e Qatar, quando os equatorianos tiveram um gol anulado de Valência, que no início, gerou dúvidas em todos os espectadores e comentaristas de arbitragem.

A entidade calcula que a tecnologia, que hoje leva em média 70 segundos para detectar um impedimento, será reduzida para 25 segundos com o novo sistema. O sensor envia dados em uma frequência de 500 Hz, isto é, ele consegue um resultado mais preciso e com uma rapidez impressionante, com dados enviados 500 vezes mais rápido por segundo.

- Um novo Sistema de Suspensão adidas no centro da bola hospeda e estabiliza um sensor de movimento de unidade de medição inercial (IMU) de 500 Hz, que fornece uma visão sem precedentes de cada elemento do movimento da bola - explica a própria Adidas.

Publicidade

A Al Rihla, ou a A Viagem, como é chamada a bola do Mundial, também é a mais leve de todas as Copas, com peso aproximado de 450g, com pressão entre 60,8 kilopascal a 111,5 kilopascal.

Cristiano Ronaldo - Portugal x Uruguai
Cristiano Ronaldo - Portugal x Uruguai Cristiano Ronaldo - Portugal x Uruguai

CR7 se esforçou para alcançar a bola e sensor acusou que ele não tocou (Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP)

Publicidade

A relação com os lances ajustados de impedimento é feita através desse sensor de 12 câmeras instalados na bola. Este sensor consegue monitorar até 29 pontos diferentes do corpo de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando a posição exata dentro de campo, diminuindo assim o tempo médio das análises em lances duvidosos.

O sensor IMU (Unidade de Medição de Inércia) fica localizado no centro da bola, na parte interna, e conectado a algumas estruturas que seguem até a superfície do objeto e que entra em contato com os pés dos jogadores. Isto significa, que em nada pode afetar o peso ou movimentação da bola.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.