Vini Jr. fica fora de top 10 dos melhores jogadores feito por jornal espanhol
Lamine Yamal terminou na primeira colocação do ranking
Lance|Do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O jornal espanhol Marca divulgou, nesta quinta-feira (24), sua tradicional lista dos 100 melhores jogadores da temporada europeia. O brasileiro Vini Jr, além de ter ficado fora do top-10, também ficou de fora do top-20. Lamine Yamal, jovem astro do Barcelona, terminou na liderança da votação, enquanto o brasileiro ficou apenas na 25ª colocação.
Com apenas 18 anos, Lamine Yamal conquistou o troféu com autoridade. O jovem atacante catalão somou 3.310 pontos na votação, realizada por um júri internacional composto por 133 membros — incluindo jornalistas espanhóis e estrangeiros, ex-jogadores e treinadores. Cada jurado escolheu os dez melhores nomes da temporada entre cem indicados, com pesos diferentes para cada colocação (30 pontos para o 1º, 25 para o 2º e 23 para o 3º, e assim por diante).
Yamal superou por boa margem o francês Ousmane Dembélé, do PSG, que ficou com 3.100 pontos, e o meio-campista Vitinha, também do clube parisiense, com 2.732. Foi uma vitória incontestável, mesmo sem a participação do jovem na Mundial de Clubes — torneio que terminou após o início da votação.
A campanha de Lamine foi expressiva. Foram 18 gols e 25 assistências em 55 jogos oficiais com o Barcelona, conquistando La Liga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Os números são superiores aos da temporada anterior, quando marcou sete gols e deu nove assistências.
Raphinha também se destaca; Vini Jr. despenca
Outro brasileiro que ganhou destaque na votação foi Raphinha. O atacante do Barcelona teve um salto impressionante — saiu da 58ª colocação na última edição para o 4º lugar em 2024/2025, com 2.467 pontos. Ele encerrou a temporada com 34 gols e 22 assistências em 57 partidas — estatísticas superiores às de Yamal, mas insuficientes para levá-lo ao topo da lista.
Já Vini Jr., vencedor da edição passada, viveu um contraste. Depois de liderar o ranking em 2023/2024, o jogador do Real Madrid caiu para a 25ª posição, ficando atrás de nomes como Jude Bellingham (6º), Bernardo Silva (7º), Lautaro Martínez (8º), Phil Foden (9º) e Harry Kane (10º).
Além das conquistas coletivas, Yamal também brilhou individualmente em todas as frentes; foram nove gols e 15 assistências só em La Liga, além de participações diretas em gols na Champions League, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Pela seleção espanhola, foi destaque na Nations League, somando três gols e uma assistência.