Seleção feminina é convocada para o Torneio da França com novidades

Além das veteranas Marta e Formiga, lista têm duas estreantes: a defensora Jucinara e a goleira Natasha. Competição acontece em março e servirá de teste para as Olimpíadas

Lance

Lance

Lance

Nesta terça-feira, a técnica Pia Sundhage divulgou a lista de convocadas da seleção feminina de futebol para o Torneio Internacional de Paris. A relação apresenta o retorno de nomes como Marta e Formiga e duas novidades: as estreantes: Jucinara e Natasha. A competição acontece em março e servirá de teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Durante a coletiva de imprensa após o anúncio, a treinadora destacou a presença das novidades e a importância de assistir aos jogos e acompanhar as atletas de perto. A defensora Jucinara atua pelo Levante, da Espanha, já Natasha é goleira do Paris FC, e tem dupla nacionalidade (suíça e brasileira). Dessa vez o grupo contará com 10 atletas que atuam no Brasil, cinco a mais em relação a última convocação de novembro.

- Isso significa uma mudança. Nós tivemos diversas jogadoras na Europa e agora elas voltam para o Brasil. Todas as partidas são transmitidas atualmente, o que é muito importante para mim. Desta vez passei mais tempo visitando clubes do Brasil do que da Europa - ressaltou Pia.

A seleção estreia na competição dia quatro de março contra a vice-campeã do mundo e atual 8ª colocada no ranking da FIFA, Holanda, às 15h. Em seguida, o Brasil reencontra as francesas, que eliminaram a seleção na Copa do Mundo, dia sete, às 17h. Por fim, as brasileiras encerram a participação no torneio contra o Canadá, no dia 10, às 15h.

Durante a coletiva, realizada na sede da CBF, a treinadora demonstrou confiança nas atletas e na possibilidade de conquistar o ouro olímpico em Tóquio.

- Acho que todo time que vai para os Jogos Olímpicos vai para conquistar a medalha de ouro. Pelas jogadoras que nós temos, temos chance de ganhar. Mas está tudo muito nivelado - comentou a treinadora.

Após o torneio, a seleção encara a Costa Rica, dia 8 de abril. Na semana seguinte, as brasileiras visitam a equipe dos Estados Unidos, atual campeã do mundo, dia 14 de abril. Além das duas partidas, a CBF ainda negocia um amistoso com o Japão no período que antecede os jogos Olímpicos.

Ao longo da preparação, a comissão técnica realizou uma agenda de observações em janeiro e fevereiro na Europa. A treinadora acompanhou de perto os jogos dos campeonatos nacionais, assim como os treinos do Paris Saint-Germain, da França, do Benfica e do Sporting, de Portugal, do Deportivo Tenerife, da Espanha, e do Frankfurt, da Alemanha.

Sob o comando de Pia Sundhage, a seleção feminina teve seis vitórias e dois empates. Com o desempenho, as brasileiras voltaram ao top 10 do ranking da Fifa (9ª posição, atualmente).

A lista de atletas convocadas para o torneio

Goleiras
Aline - Tenerife (Espanha)
Bárbara - Avaí/Kindermann
Natascha - Paris FC (França)

Defensoras
Tamires - Corinthians
Letícia Santos - FF Frankfurt (Alemanha)
Jucinara - Levante UD (Espanha)
Bruna Benites - Internacional
Erika - Corinthians
Daiane - Tacón (Espanha)
Rafaelle - Changchun Dazhong (China)
Tayla - Santos

Meio-campistas
Thaisa - Tacón (Espanha)
Formiga - Paris Saint-Germain (França)
Luana - Paris Saint-Germain (França)
Andressinha - Corinthians
Andressa Alves - Roma (Itália)
Debinha - North Carolina Courage (Estados Unidos)
Aline Milene - Ferroviária
Duda - São Paulo

Atacantes
Cristiane - Santos
Ludmilla - Atlético de Madrid (Espanha)
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)
Geyse - Madrid CFF (Espanha)
Bia Zaneratto - Palmeiras