Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário do Comitê da Copa revela ao menos 400 mortes durante construções no Qatar

Hassan Al-Thawadi, secretário do comitê do Mundial, deu uma entrevista polêmica à imprensa britânica

Lance|

Lance
Lance Lance

Uma entrevista polêmica do Secretário Geral do Comitê da Copa do Mundo, Hassan Al-Thawadi, onde ele revela que houveram entre 400 e 500 mortes de trabalhadores imigrantes em meio às construções do Qatar para o torneio, repercutiu na imprensa internacional. As estimativas ultrapassam aos relatórios que vinham sendo divulgados pelo país-sede até o momento, algo em torno de 40 pessoas.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

O jornalista Piers Morgan, do canal britânico Talk TV, questionou especificamente quantos trabalhadores imigrantes morreram no Qatar - desde que o país foi escolhido como sede - entre as pessoas que estavam envolvidas nas construções para o torneio.

- Nós estimamos em torno de 400. Entre 400 e 500. O número exato está sendo discutido - afirmou o secretário.

Publicidade

Durante a entrevista, Al-Thawadi diz que houveram três mortes relacionadas a trabalho nas construções dos estádios do Catar, além de outras 37 no mesmo setor, mas que não foram relacionadas especificamente a trabalho.

- Em termos do que nós fizemos, pelo menos na organização pela qual sou responsável, estamos determinados a sermos transparentes. Capturando qualquer incidente, seja em termos de acidentes ou mortes infelizes, decidimos capturar o que foram mortes relacionadas ao trabalho, pelo que determina as normas industriais, e também o que consideramos serem não relacionadas a trabalho - disse.

Publicidade

+ Saiba quem é o homem que invadiu o gramado em Portugal x Uruguai, que também protestou na Copa de 2014

Após toda repercussão das falas do Secretário, o Supremo Comitê de Entrega e Legado da Copa do Mundo divulgou uma declaração em nome de Al-Thawadi.

Publicidade

Confira a nota na íntegra:

- O secretário-geral, Hassan Al Thawadi, disse ao programa 'Uncensored' de Piers Morgan que houve 3 mortes relacionadas ao trabalho e 37 mortes não relacionadas ao trabalho nos projetos do Comitê Supremo de Entrega e Legado. Isso é documentado anualmente no relatório público do SC e abrange os 8 estádios, 17 instalações não competitivas e outros locais relacionados sob o escopo do SC.

As citações separadas referentes aos números referem-se às estatísticas nacionais que cobrem o período de 2014-2020 para todas as mortes relacionadas ao trabalho (414) em todo o país no Catar, abrangendo todos os setores e nacionalidades - diz o documento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.