Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estádio do Vasco pode se tornar patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio; entenda

Comissão da Alerj vota projeto de lei nesta quarta-feira e, se aprovado, pleito irá para a Câmara do Deputados

Lance|

São Januário pode virar patrimônio do Rio de Janeiro
São Januário pode virar patrimônio do Rio de Janeiro São Januário pode virar patrimônio do Rio de Janeiro

Apesar das polêmicas que envolveram o fechamento do Estádio São Januário para a torcida após a partida controversa contra o Goiás em junho deste ano, a Alerj está empenhada em tornar a sede do Club de Regatas Vasco da Gama um patrimônio histórico, cultural e turístico do estado do Rio de Janeiro. Na quarta-feira (13), o Projeto de Lei 1950/23, de autoria dos deputados Vinicius Cozzolino e Professor Josemar, será votado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o plenário.

Um dos principais objetivos dessa declaração é aumentar a atratividade do estádio como destino turístico, atraindo visitantes nacionais e internacionais interessados em vivenciar a cultura do futebol fluminense e aprender sobre sua história.

Além disso, o projeto reconhece São Januário como um símbolo da luta antirracista não apenas no futebol e no esporte, mas também na história do Estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

"O Estádio de São Januário é a casa dos vascaínos, onde tudo começou. Antes do famoso Maracanã, ele foi o principal estádio do Rio de Janeiro. Essa valoração é fundamental. Também manifesto meu apoio à abertura do estádio para a torcida, claro, com todas as medidas preventivas e cautelares para que as pessoas participem de um ambiente seguro. Com esse fechamento, mais de 18 mil pessoas foram afetadas, com uma redução de 60% na renda daqueles que dependiam dos jogos no estádio", reforça Vinicius.

Publicidade

Até a construção do Estádio do Maracanã em 1950, São Januário foi o principal estádio do Rio de Janeiro e testemunhou momentos históricos para o futebol. Foi palco de partidas oficiais entre grandes times brasileiros e estrangeiros, e também serviu como casa da Seleção Brasileira por muitos anos.

Avaliada em R$ 5 bilhões, seleção brasileira é a quarta mais valiosa do mundo; veja ranking

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.