Lance Saiba o 'livro misterioso' que originou o discurso de Abel Ferreira em festa do Palmeiras

Saiba o 'livro misterioso' que originou o discurso de Abel Ferreira em festa do Palmeiras

Treinador participou de comemoração do bicampeonato brasileiro nesta semana

Lance
Lance

Lance

Lance

Inspirado após período de férias, Abel Ferreira foi notícia na torcida do Palmeiras por realizar um belo discurso na festa oficial do título do Brasileirão 2023. A comemoração aconteceu com elenco, funcionários e diretoria na noite da quarta-feira (17), no Allianz Parque.

➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras

O técnico revelou que leu um livro nas férias, que se chama "Ubuntu todos os dias - Eu sou porque nós somos". Na obra, Abel reparou em uma frase que o marcou: "Eu sou porque nós somos". O trecho remete à filosofia africana chamada Ubuntu, que tem como lema a força da coletividade humana.

- É uma gratidão muito grande pertencer à família Palmeiras, orgulho muito grande estar mais uma vez convosco. Nestas férias eu li um livro, com uma frase que me marcou e representa tudo que fazemos aqui dentro: "Eu sou porque nós somos". E que assim seja - disse Abel, no discurso.

O livro foi escrito pela ativista Mungi Ngomane. A artista trabalhou na resolução de conflitos no Oriente Médio e luta pelo avanço dos direitos das mulheres.

A filosofia Ubuntu é famosa no Brasil e no mundo. Nela, existe a crença de que a passagem do ser humano pelo universo está condicionada à dependência de criar relações mais humanas e de como essa consciência ajuda o coletivo como um todo.

A relação humanista, por exemplo, é algo muito valorizado por Abel Ferreira, e o técnico busca implementar este aspecto no cotidiano do Palmeiras. Confira abaixo o discurso do treinador português:

Descrição:

"Quero que todos vocês se sintam representados naquilo que vou dizer. A presidente disse que o segredo do nosso sucesso é o trabalho. E eu digo que, além do trabalho, o nosso segredo são as nossas relações que criamos internamente no clube. A cada ano que passa o sarrafo aumenta. Mas tenho certeza que, com a ajuda dos nossos atletas, mulheres, namoradas e pais deles, vamos continuar nas cenas das vitórias. Conto com vocês para isso.

Renúncias e sacrifícios terão que ser feitos. Conto com a vossa ajuda. É uma gratidão muito grande pertencer à família Palmeiras, orgulho muito grande estar mais uma vez convosco. Nestas férias eu li um livro, com uma frase que me marcou e representa tudo que fazemos aqui dentro: 'Eu sou porque nós somos'. E que assim seja.

Obrigado ao Palmeiras, à diretoria, estafe. Represento cada um de vocês, pai, mãe, filho, namorada ou funcionário. Avanti e por mais!"

Últimas