Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Saiba o 'livro misterioso' que originou o discurso de Abel Ferreira em festa do Palmeiras

Treinador participou de comemoração do bicampeonato brasileiro nesta semana

Lance

Lance|Do R7


Inspirado após período de férias, Abel Ferreira foi notícia na torcida do Palmeiras por realizar um belo discurso na festa oficial do título do Brasileirão 2023. A comemoração aconteceu com elenco, funcionários e diretoria na noite da quarta-feira (17), no Allianz Parque.

➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras

O técnico revelou que leu um livro nas férias, que se chama "Ubuntu todos os dias - Eu sou porque nós somos". Na obra, Abel reparou em uma frase que o marcou: "Eu sou porque nós somos". O trecho remete à filosofia africana chamada Ubuntu, que tem como lema a força da coletividade humana.

- É uma gratidão muito grande pertencer à família Palmeiras, orgulho muito grande estar mais uma vez convosco. Nestas férias eu li um livro, com uma frase que me marcou e representa tudo que fazemos aqui dentro: "Eu sou porque nós somos". E que assim seja - disse Abel, no discurso.

Publicidade

O livro foi escrito pela ativista Mungi Ngomane. A artista trabalhou na resolução de conflitos no Oriente Médio e luta pelo avanço dos direitos das mulheres.

A filosofia Ubuntu é famosa no Brasil e no mundo. Nela, existe a crença de que a passagem do ser humano pelo universo está condicionada à dependência de criar relações mais humanas e de como essa consciência ajuda o coletivo como um todo.

Publicidade

A relação humanista, por exemplo, é algo muito valorizado por Abel Ferreira, e o técnico busca implementar este aspecto no cotidiano do Palmeiras. Confira abaixo o discurso do treinador português:

Descrição:

Publicidade

"Quero que todos vocês se sintam representados naquilo que vou dizer. A presidente disse que o segredo do nosso sucesso é o trabalho. E eu digo que, além do trabalho, o nosso segredo são as nossas relações que criamos internamente no clube. A cada ano que passa o sarrafo aumenta. Mas tenho certeza que, com a ajuda dos nossos atletas, mulheres, namoradas e pais deles, vamos continuar nas cenas das vitórias. Conto com vocês para isso.

Renúncias e sacrifícios terão que ser feitos. Conto com a vossa ajuda. É uma gratidão muito grande pertencer à família Palmeiras, orgulho muito grande estar mais uma vez convosco. Nestas férias eu li um livro, com uma frase que me marcou e representa tudo que fazemos aqui dentro: 'Eu sou porque nós somos'. E que assim seja.

Obrigado ao Palmeiras, à diretoria, estafe. Represento cada um de vocês, pai, mãe, filho, namorada ou funcionário. Avanti e por mais!"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.