Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Roberto Dinamite x Pelé: relembre os jogos entre os maiores ídolos de Vasco e Santos pelo Brasileirão

Clubes voltam a se encontrar neste domingo, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro

Lance|

Por trás do duelo entre Vasco e Santos, pela sexta rodada do Brasileirão, há todo um simbolismo. Quis o destino que os clubes perdessem seus maiores camisas 10 recentemente, em um intervalo de tempo curto da morte de um para o outro. Com isso, este será o primeiro jogo após os falecimentos dos grandes ídolos das histórias dos clubes: Roberto Dinamite e Pelé.

Apesar da diferença de idade, os dois se enfrentaram algumas vezes na história. Foram somente três, suficientes para serem marcantes. Em 1971, o Santos goleou o Vasco por 4 a 0. Pelé não marcou gols e Dinamite entrou no segundo tempo. Já em 1973, o camisa 10 cruz-maltino abriu o placar no empate em 1 a 1 com o Peixe.

+ Vasco x Santos: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações do jogo pelo Brasileirão

As maiores emoções ficaram reservadas para 1974, ano em que o Vasco foi campeão brasileiro pela primeira vez. No dia 21 de julho, o Cruz-Maltino venceu o Santos por 2 a 1, no Maracanã.

Publicidade

Roberto Dinamite iniciou uma jogada pelo lado direito e tocou para Zanata. O meia arrancou e cruzou para Luiz Carlos cabecear sem chances para o goleiro Agustín Cejas. Era o Vasco abrindo o placar no início do primeiro tempo.

No final da segunda etapa, o Vasco fez uma falta na entrada da área. Pelé pegou a bola e emendou um balaço no ângulo para empatar a partida. Uma verdadeira pintura do Rei, que já vestiu a camisa do clube do coração e que lhe abriu as portas. Este foi o último gol do maior ídolo do futebol mundial no Campeonato Brasileiro.

Publicidade

+ Além de convocados para o Mundial sub-20, Vasco terá mais dois desfalques contra o SantosRoberto Dinamite e Pelé já se enfrentaram três vezes na carreira (Foto: Reprodução / Twitter; Divulgação / CBF)

Nos minutos finais, o Vasco fez novamente a imensa torcida explodir. Após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou nos pés de Roberto Dinamite dentro da pequena área. O eterno camisa 10 virou a partida e deu a vitória ao Cruz-Maltino.

Publicidade

Desde cedo, Dinamite mostrou sua grandeza. Naquele ano, o jovem jogador de foi o artilheiro do mesmo campeonato em que Pelé jogou. Posteriormente, se tornou o maior goleador de todos dos tempos do Campeonato Brasileiro.

A história entre Vasco e Santos também não se resume a Roberto Dinamite e Pelé. O jogo de inauguração de São Januário foi justamente um "Vasco x Santos". Porém, o clube paulista que saiu vitorioso. Um placar movimentado de 5 a 3.

+ Vasco consegue efeito suspensivo, e Barbieri comanda o time contra o SantosVasco e Santos voltam a se enfrentar neste domingo (Foto: Reprodução / Twitter)

Vasco e Santos voltam a se encontrar neste domingo. O jogo será às 16h, em São Januário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.