Mais uma década começou e os clubes brasileiros se movimentam para reforçar seus elencos. Com a chegada do ano novo, a reportagem relembrou as grandes contratações feitas pelos clubes brasileiros no começo da década passada, em 2011
Ronaldinho Gaúcho - Flamengo - O astro brasileiro assinou com o Flamengo em 2011 e foi campeão carioca. Encantou a torcida rubro-negra com dribles e gols, mas ficou apenas um ano e quatro meses na Gávea e decepcionou no Brasileirão. Posteriormente, entrou na Justiça contra o clube carioca.
Thiago Neves - Flamengo - No início de 2011, o Flamengo anunciou a contratação de Thiago Neves, vindo do Al-Hilal, por empréstimo, para a montagem de um grande time - que acabou não rendendo o esperado. A torcida o recebeu com ressentimentos, mas o craque logo polemizou ao cutucar o Fluminense, afirmando que estava feliz por 'finalmente jogar em um clube grande'.
Felipe - Flamengo - O goleiro trocou o Corinthians pelo Flamengo e ficou encarregado de substituir o goleiro Bruno.
Rivaldo - São Paulo - Uma das principais contratações de Juvenal Juvêncio em 2011 foi a do pentacampeão mundial, Rivaldo. O atleta estava em final de carreira e não rendeu esperado.
Luis Fabiano - São Paulo - Além de Rivaldo, o São Paulo pagou R$ 17,5 milhões em 2011 e repatriou Luis Fabiano, com direito a um salário astronômico.
Emerson Sheik - Corinthians - Além do Imperador, o Corinthians contratou Sheik no mesmo ano. Ao contrário de Adriano, Sheik escreveu seu nome na história do Timão, sendo muito importante, principalmente na Libertadores de 2012.
Élkeson - Botafogo - O atacante não conquistou títulos em General Severino, mas teve um bom desempenho no Botafogo ao longo de sua passagem, que começou em 2011. Foram 26 gols em 92 jogos. Ele foi vendido por cerca de R$ 17 milhões na época.
Thiago Galhardo - Botafogo - Poucos se recordam, mas o meia que hoje brilha no Internacional, já vestiu a camisa do Botafogo. Foi contratado em 2011, após passagem pelo Bangu. O próprio atleta confessou, em entrevista recente, que a fama o atrapalhou no clube carioca.
Alecsandro - Vasco - Contratado como esperança de gols, Alecsandro chegou com o sonho de marcar 20% dos gols de Roberto Dinamite. Completou 96 jogos, fez 38 gols e foi campeão da Copa do Brasil no ano em que chegou.
Diego Souza - Vasco - Assim como Alecgol, Diego Souza chegou ao Vasco para melhorar o ataque. Foi também campeão da Copa do Brasil, mas ficou marcado pelo gol perdido contra o Corinthians, na Libertadores de 2012.
Maikon Leite - Palmeiras - Contratado na metade de 2011, Maikon Leite teve bom início no Palmeiras, mas passou a oscilar e acabou perdendo espaço quando o time conquistou a Copa do Brasil, mas foi rebaixado, tudo em 2012.
Wellington Paulista - Palmeiras - Wellington Paulista veio ao Palmeiras em 2011, após bom momento no Cruzeiro. Contudo, o atacante não agradou e ficou apenas quatro meses no Verdão, e não marcou nenhum gol sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari.
Lanzini - Fluminense - O argentino chegou emprestado do River Plate, aos 18 anos, com o status de promessa argentina. Pelo Tricolor, disputou 42 jogos e marcou dois gols. Hoje defende o West Ham, da Inglaterra.
Rafael Sobis - Fluminense - Sobis foi um pedido do técnico Abel Braga. O atleta veio por empréstimo do Al Jazira, dos Emirados Árabes
Martinuccio - Fluminense - O argentino foi contratado com pompa após brilhar na Libertadores pelo Peñarol, vice-campeão para o Santos. No entanto, não repetiu as atuações, sendo constantemente emprestado pelo Fluminense. Entrou em campo em apenas 15 partida e marcou um gol.
Elano - Santos - Ídolo santista, atuava em sua segunda passagem pelo clube, em 2011, que encerrou-se em 2012, quando o meia transferiu-se ao Grêmio.