Quem é Safonov, herói do PSG contra o Flamengo no Mundial?
Goleiro russo foi o destaque do Paris nos pênaltis contra o Rubro-Negro
Lance|Do R7
O PSG venceu o Flamengo por 2 a 1 nos pênaltis na tarde desta quarta-feira (17) e conquistou a taça do Mundial de Clubes. No Estádio Ahmad bin Ali, em Doha, no Catar, o destaque ficou para o goleiro Matvey Safonov, que foi decisivo ao defender as cobranças de Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o russo foi o principal personagem que levou a equipe francesa ao seu primeiro título intercontinental.
Safonov foi uma das novidades entre os titulares do PSG para enfrentar o Flamengo na decisão da Copa Intercontinental, já que o goleiro russo de 26 anos é o reserva imediato de Lucas Chevalier. O herói das penalidades integrou o elenco do Paris Saint-Germain em junho de 2024, enquanto o francês foi oficializado apenas em agosto daquele ano.
Quem é Safonov, goleiro do PSG?
Revelado pelo Krasnodar em 2017, Matvey Safonov ganhou projeção no futebol europeu após boas atuações na Rússia e foi eleito o melhor goleiro da liga do país na temporada 2023/24, desempenho que motivou sua contratação pelo PSG para a temporada 2024/25.
Mesmo considerado reserva, Safonov passou a receber oportunidades recentes. Ele assumiu a titularidade após Chevalier sofrer uma lesão no tornozelo e foi escalado nas partidas contra Rennes, Athletic Bilbao e Metz, esta última com o francês já à disposição no banco. Nos três jogos, sofreu dois gols diante do Metz e não foi vazado contra Athletic Bilbao e Rennes.
Safonov também fez parte do elenco campeão da Champions League e seguiu como segunda opção no elenco mesmo após a saída de Gianluigi Donnarumma. Pela seleção da Rússia, o goleiro foi convocado pela primeira vez em junho de 2020 e integrou o grupo que disputou a Eurocopa de 2021.











