Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Psicanalista Samiza Soares destaca os benefícios do acompanhamento terapêutico para o bom rendimento esportivo

Psicanalista Samiza Soares destaca os benefícios do acompanhamento terapêutico para o bom rendimento esportivo

Lance|

Lance
Lance Lance

O ex-atleta do UFC Rogério ‘Minotouro’ volta à ativa no dia 30 de janeiro para realizar uma luta de boxe. Aos 45 anos e após quase dois anos afastado dos octógonos, o baiano pode ter que lidar com desafios que vão além dos duros treinamentos e da expectativa pelo combate. E, de acordo com a psicanalista Samiza Soares, um apoio terapêutico poderia ser fundamental nesse processo.

Segundo Samiza, que além de psicanalista é também terapeuta e hipnoterapeuta, casos como o do ‘Minotouro’ devem ser tratados com cuidado, E isso porque o atleta ficaria vulnerável emocionalmente após um longo período parado.

“Terapia e esporte são duas áreas que estão fortemente relacionadas. Os estudos sobre a ligação são antigos, mas a utilização das duas áreas em conjunto é mais recente e eficaz. No caso do ‘Minotouro’, após ele ficar quase dois anos parado, pode retornar com baixa autoestima, que está ligada à falta de confiança em si. E isso poderia acontecer tanto pela idade atual quanto pelo longo tempo sem praticar o esporte profissional”, destacou.

A maior parte dos lutadores de alto rendimento costuma lidar com a pressão diária por melhoria nos treinos e por resultados positivos nos combates. Por conta disso, fazer um acompanhamento terapêutico pode ser fundamental nesse processo.

Publicidade

“A prática da terapia no esporte estuda o comportamento de toda a equipe, desde o treinador até o lutador, contribuindo para o sucesso da equipe. A prática pode ajudar a trabalhar os desafios da idade, motivando psicologicamente na rotina de treinos”, ressaltou Samiza .

“É por isso que precisamos quebrar o tabu sobre fazer terapia, pois terapia ninguém precisa; terapia todo mundo merece”, concluiu.

‘Minotouro’ voltará aos ringues no final deste mês para enfrentar o também ex-UFC Leonardo Guimarães no evento Fight Music Show, que terá como atração principal o aguardado duelo entre ‘Popó’ Freitas e o youtuber Whindersson Nunes. A disputa será em Balneário Camboriú (SC).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.