Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pressionados, jogadores da Alemanha agora fogem de polêmica da braçadeira: 'já demos nosso recado'

Com risco de eliminação precoce, germânicos não querem mais encrenca com Fifa e Qatar

Lance|

Lance
Lance Lance

Qual o empenho de um militante a uma causa? No caso da Alemanha, foi o de uma derrota, no caso a de virada para o Japão em sua estreia na Copa do Mundo.

+ TUDO O QUE ROLA NO QATAR: Acompanhe o dia a dia das seleções e as notícias mais importantes da principal competição esportiva

Após chegarem a protestar tampando suas bocas na formação para a foto do time posado, em sinal de que estariam sendo censurados, os germânicos, pressionados pela que pode ser a segunda eliminação seguida ainda na fase de grupos do Mundial, querem distância do assunto nesse momento decisivo.

- Acho que deixamos nosso ponto claro nos últimos dias. Nosso foco agora é 100% futebol, nada mais - disse o meia-atacante Kai Havertz.

Publicidade

Tão logo acabou o duelo entre alemães e japoneses, os tetracampeões mundiais já começaram a ter de responder perguntas sobre um suposto desvio de foco do futebol dentro de campo para as questões políticas.

É sabido que Alemanha e Qatar não são, necessariamente, melhores amigos. Os europeus chegaram a romper um acordo de estudos e fornecimento de energia e condena publicamente o regime do emirado em questões referentes aos direitos humanos e trabalhistas.

Publicidade

Tanto que após o tropeço histórico dos germânicos, os jornais da sede da Copa estamparam provocações em suas capas.

Pelo lado alemão, os periódicos avaliam a situação de maneira dúbia. Se antes do Mundial havia uma espécie de coro favorável à manifestação pública, depois da derrota o tom mudou.

Publicidade

Inclusive alguns portais de cunho mais conservador denunciam que o elenco foi pressionado a se manifestar publicamente pelas autoridades. Ou seja, não seria um movimento de certa forma orgânico do elenco.

E de certa forma, também, se autoridades germânicas também elevaram o tom após a decisão da Fifa de punir Manuel Neuer caso ele entrasse com a faixa de capitão 'one love', do outro Hansi Flick e seus comandados se distanciaram da questão. Afinal, brigar com a organizadora da Copa não é uma boa quando se está com a corda no pescoço.

+ Alemanha e Argentina vão cair? Lembre gigantes já eliminados na primeira fase de Copas

> Confira a tabela e simule resultados da Copa do Mundo-22 do Qatar

> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.