Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Presidente da FPF vai decretar torcida única no Recife

Tarde deste sábado (1º) foi marcada por atos de selvageria em Recife

Lance

Lance|Do R7

Imagem da notícia

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, vai decretar torcida única até o final do estadual. A medida será tomada em razão das cenas de terror envolvendo as organizadas de Santa Cruz e Sport, em Recife.

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

- Tomei essa medida ano passado e ano retrasado. Tenho dados estatísticos de redução de 70% na cidade. Colhi também dados de São Paulo nos últimos seis anos que dizem que houve uma redução de incidente de natureza policial em torno de 70%. Não é a medida ideal, é politicamente incorreta, pune quem não tem culpa, mas entendo que é absolutamente necessária. Eu fui delegado, corregedor, auditor, tenho DNA de policial, minha vida foi enfrentar bandido. Perdemos essa guerra e só a partir de uma medida desse naipe é que poderemos criar condições para acabar com o problema - disse Evandro Carvalho. E contou que se arrependeu de ter cedido para permitir duas torcidas:

- Não é a primeira vez, é a terceira vez. Sei que é uma posição radical, entendo que essa medida prejudica o torcedor de bem, mas o interesse público prevalece ao interesse privado. Já sofri ação judicial, represália dos cubes, da imprensa local que é frontalmente contra e me ataca violentamente, mas não abro mão. Tenho convicção de que é absolutamente necessário. Me arrependo profundamente de ter cedido à pressão em permitir isso (duas torcidas no estádio). Na segunda vou determinar torcida única até o fim do Estadual.


Evandro Carvalho também afirmou que defende torcida única há algum tempo. O presidente da FPF tem o desejo de que a medida seja aplicada no Brasil inteiro.

- Eu já defendi várias vezes na CBF. No meu entendimento esse é o modo de ação mais impactante para resolver de vez o problema. Teve morte no Rio, em São Paulo… Eu entendo que só com esse choque de um ano, uma competição inteira, em todas as competições, o problema será resolvido. Se eu fosse o presidente da CBF já teria feito isso. Um ano com torcida única em todos os jogos. Seria a única maneira de impactar de tal forma a sociedade para ela se voltar contra os marginais e ajudar nas denúncias. A sociedade não se envolve por falta de interesse ou medo, e fica submissa a esses atos de violência.


Confronto entre organizadas de Santa Cruz e Sport

Torcedores uniformizados de Santa Cruz e Sport protagonizaram cenas de guerra no início da tarde deste sábado (1°), antes do “Clássico das Multidões”, pelo Campeonato Pernambucano. As ruas de Recife foram depredadas e 12 feridos foram levados para o Hospital da Restauração. Nove foram liberados e três seguem internados.


Em nota encaminhada ao Lance!, a secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que não houve morte. Ao todo, 14 pessoas foram detidas.

A FPF também se manifestou oficialmente. Confira na íntegra abaixo.

A Federação Pernambucana de Futebol lamenta profundamente os episódios de violência registrados neste sábado (1º), envolvendo grupos organizados que se enfrentaram em diferentes pontos da cidade, muitas horas antes das partidas de Santa Cruz e Sport pelo Estadual. Cabe destacar que as cenas lamentáveis de violência não ocorreram nos arredores do estádio e não têm relação direta com a realização do jogo em si.

Como em anos anteriores, o presidente da FPF sempre se posicionou e, de ofício, adotou medidas, impondo a torcida única em várias e várias partidas seguidas, por entender que essa é a melhor solução para garantir a segurança dos torcedores e preservar o futebol como um espaço de lazer e emoção. No Campeonato Pernambucano de 2024, os maiores públicos foram registrados em partidas com torcida única, demonstrando que essa medida não afasta os torcedores, mas sim proporciona um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.

Diante dos fatos recentes, a FPF determina que todos os clássicos do Campeonato Pernambucano de 2025 serão disputados com torcida única. Acreditamos que essa é a alternativa mais eficaz para coibir episódios de violência sem penalizar os verdadeiros torcedores com partidas de portões fechados. A solução não está em afastar o público dos estádios, mas sim em combater quem utiliza o futebol como pretexto para a criminalidade.

A FPF seguirá em diálogo com as autoridades para reforçar medidas de segurança e contribuir com soluções que garantam a integridade do espetáculo e a proteção dos torcedores. O futebol pernambucano não pode ser refém da violência, e trabalharemos para que ele continue sendo um símbolo de paixão e uma força cultural do Estado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.